Polícia atua em mais de 400 eventos e registra redução de homicídios em 26%
No ano passado, foram 23 registros contabilizados, o que demonstra uma redução de 26% em 2018
Durante o período de Carnaval, a Polícia Militar garantiu a segurança de cerca de um milhão de foliões em 407 eventos registrados, colaborando com a redução dos crimes violentos letais intencionais contra a vida em 26%, em comparação com o mesmo período do ano passado. O saldo da Operação Carnaval, realizada pela PM desde a última sexta-feira (9) até o início da manhã dessa quarta-feira (14), foi apresentado no fim do último dia 14, no Quartel do Comando Geral, em uma reunião de avaliação presidida pelo comandante-geral, coronel Euller Chaves, com os comandos das unidades operacionais e administrativas envolvidas na Operação.
Ao todo, a Polícia Militar apreendeu 40 armas de fogo, prendeu ou apreendeu 101 suspeitos, recuperou 37 veículos que haviam sido furtados ou roubados. Segundo o Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace), da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, foram registrados 17 crimes violentos letais intencionais (CVLIs), como homicídio, no período de sexta-feira (9) até terça (13). No ano passado, foram 23 registros contabilizados, o que demonstra uma redução de 26% em 2018, em relação ao mesmo período do ano anterior. Na região metropolitana e no sertão do estado, a redução foi de 60% e 50%, respectivamente.
Segundo o comandante-geral, o resultado da Operação Carnaval é o reflexo direto do trabalho integrado das forças de segurança, e das ações da Polícia Militar orientadas pelos setores da estatística e da Inteligência. “Estivemos em mais de 400 eventos em todo o estado, com o empenho de 4.800 policiais militares, produzindo o resultado que foi apresentado. São armas de fogo apreendidas, suspeitos presos ou apreendidos, e veículos recuperados. Todas estas ações, alinhadas com a integração entre os diversos órgãos da segurança pública, norteados pelo Programa Paraíba Unida pela Paz, refletiram diretamente na queda dos homicídios neste período”, enfatizou o coronel Euller.
A Polícia Militar também apreendeu 20 aparelhos de som conhecidos como ‘paredões’, e aplicou 100 mil reais em multas, devido a poluição sonora. Após a reunião de avaliação na última quarta-feira, a corporação já se prepara para as próximas Operações que são realizadas em períodos especiais como, por exemplo, da Semana Santa.
Secom PB
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário