Cão do Corpo de Bombeiros renova certificação nacional para atuar em busca de vítimas
A certificação significa que o Corpo de Bombeiros da Paraíba tem conhecimentos técnicos em nível de Brasil e que o treinamento dos cães está em pé de igualdade com todos os Estados do país.
O cão Nego, do Canil do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), concluiu com sucesso as provas de Certificação Nacional e continua habilitado para atuar em atividades de busca a vítimas em área rural. Ele ainda ampliou as capacidades de operação, sendo aprovado também na prova de busca em área urbana. Os testes aconteceram de segunda (19) a quinta-feira (22), durante a programação do Seminário Nacional de Bombeiros, que acontece esta semana em Foz do Iguaçu (PR).
Conforme o tenente Ricardo Mendes, que formou binômio com Nego, o animal foi avaliado em três aspectos: destreza, que contempla as dificuldades com as quais o cão pode se deparar; obediência; e busca diurna e noturna. Ricardo conduziu Nego na prova urbana, enquanto na rural o cão foi conduzido pelo subtenente Walter Gomes.
A certificação significa que o Corpo de Bombeiros da Paraíba tem conhecimentos técnicos em nível de Brasil e que o treinamento dos cães está em pé de igualdade com todos os Estados do país. No total, 20 binômios (homem + cão) participaram da busca rural nesta edição do Senabom, sendo nove certificados. Já na busca urbana foram 19 binômios inscritos, com seis certificados.
Além de ‘Nego’, no âmbito do CBMPB, ‘Negona’ também possui habilitação nacional para atuar em atividades de busca. Atualmente, o Canil do Corpo de Bombeiros tem oito cães, sendo quatro em João Pessoa e quatro em Campina Grande.
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário