Wilson Filho defende uso de espaços públicos para facilitar atendimento nas agências bancárias da PB
De acordo com o parlamentar, o objetivo da proposta é descentralizar o atendimento para dissipar as aglomerações de pessoas
O deputado estadual Wilson Filho (PTB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), defendeu a utilização de espaços públicos, a exemplo de ginásios poliesportivos, para complementar o atendimento bancário em instituições financeiras que estejam sofrendo com superlotações.
De acordo com o parlamentar, o objetivo da proposta é descentralizar o atendimento para dissipar as aglomerações de pessoas.
VEJA MAIS:
“É uma solução pensada pelo nosso mandato que enviaremos de maneira formal em ofício para os representantes de bancos. Precisamos evitar aglomerações do lado externo e interno das agências bancárias e casas lotéricas. Daí a ideia de usar espaços púbicos comuns para complementar esse atendimento e evitar que as pessoas se concentrem em apenas um local. Não podemos permitir que neste momento crítico as pessoas corram o risco de contrair o novo coronavírus e transmitir para os seus familiares para exercer um direito fundamental que é o de receberem os seus benefícios financeiros”, afirmou o parlamentar.
Wilson sugeriu a medida, durante audiência pública por videoconferência com representantes da Caixa Federal Econômica (CEF), órgãos de defesa do consumidor e representantes de municípios.
O superintendente da CEF na Paraíba, Marcos Borges, mostrou disposição para aceitar as sugestões dos parlamentares da Frente e ressaltou esforços do banco para diminuir as aglomerações.
“Primeira grande melhoria foi a extensão do horário e a colocação do sábado para a vazão dessa população. Com a melhoria do processo e estabilização do sistema melhorou significantemente o tempo de atendimento da agência, que hoje é de 5 minutos”, garantiu.
Participaram da reunião, além do superintendente da Caixa, o promotor Francisco Glauberto Bezerra, diretor geral do MP-Procon, a superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana Dantas Bezerra Cavalcanti, o superintendente do Procon de Campina Grande, Rivaldo Rodrigues, o secretário de Saúde do Estado da Paraíba, Drº Geraldo Medeiros e o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho.
Demais pontos abordados na reunião:
- Organização das filas (obrigando a seguir o decreto do estado de distância mínima, inclusive entre aqueles que aguardam na parte externa das agências);
- Atendimento com horário marcado;
- Ampliação do funcionamento para clientes nas agências no Estado, inclusive determinação para que as agências abram aos sábados e domingos, caso os atendimentos no período de segunda a sexta-feira não sejam suficientes para atender a demanda;
- Disponibilização de funcionários ou colaboradores para organizar as filas formadas nessa parte externa;
- Realização de triagem para verificar, preliminarmente, se a demanda pode ser solucionada sem ingresso na agência e realização de agendamento antecipado para atendimento presencial;
- Campanhas publicitárias para diminuir a demanda de ida às agências;
- Ao Poder Público: disponibilizar agentes de segurança (guarda municipal, bombeiros, policiais militares).
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário