VÍDEO: Apresentação de requerimentos gera momento tenso entre Chico Mendes e Bosco Carneiro na Assembleia
O líder do governo, Chico Mendes, apresentou requerimento para instalação de campus da UEPB no Vale do Piancó. Mas o clima esquentou quando ele destacou outro requerimento do deputado Bosco Carneiro
Na sessão da Assembleia desta terça-feira (11), o deputado estadual Chico Mendes (PSB) apresentou um requerimento para instalação de um campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na região do Vale do Piancó. E o que deveria seguir ritmo tranquilo, transformou-se num clima tenso entre a base governista e a oposição.
“Eu também faço o requerimento do campus para o Vale do Piancó, campus da Universidade Estadual da Paraíba. Eu tenho pautado isso na imprensa e faço essa indicação porque a região inteira do Vale do Piancó é populosa, mais de 20 cidades, mas ao mesmo tempo a gente observa a ausência e a distância para que as pessoas que precisem fazer um curso superior, devem se deslocar para outras regiões ou para a capital ou para Cajazeiras”, justificou Chico Mendes.
O clima mudou quando o líder do governo, Chico Mendes, destacou um requerimento do deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos), que buscava uma audiência pública para tratar sobre temas relacionados à Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (FUNDAC).
LEIA TAMBÉM:
Descontente, Carneiro disse que os requerimentos destacados deveriam retornar à ordem do dia e cobrou justificativas ao líder do governo. “Já passou em relação ao item anterior. Mas que daqui para frente quem destacar, justifique, dê oportunidade ao autor para fazer as contrarrazões e esses requerimentos destacados voltem para a ordem do dia”, rebateu Bosco Carneiro.
Ainda na sessão, o presidente da Assembleia, Adriano Galdino (Republicanos), disse que o regimento interno da casa não prevê justificativas do líder quando requerimentos são destacados. “O líder do governo pode pedir destaque sem argumentar. O líder do governo justifica se quiser, mas não há obrigatoriedade da parte dele”, ressaltou Adriano Galdino.
O deputado Bosco Carneiro destacou o requerimento de Chico Mendes e disse que o ato foi um protesto ao líder do governo. “O deputado Adriano disse que o regimento permitia não justificar, então em protesto em relação a essa forma antidemocrática, eu destaquei os requerimentos do deputado Chico Mendes num ato também de protesto, porque a democracia é isso também, a essência da democracia é o contraditório, é a divergência”, disse Bosco Carneiro.
Chico Mendes responde negando que tenha tentado tolher o direito do colega: “Eu gostaria de esclarecer que o objetivo da liderança e do governo não é inibir ou tolher o direito de todos vocês e da sociedade de tirar as informações. Mas vamos imaginar se todos esses itens, o que for destacado, coisas do gênero, for feito um grande debate nessas sessões ordinárias, nós precisaríamos de uma semana para fazer uma sessão e manter a pauta em ordem. Eu acho uma questão de bom senso, na hora de destacar ou fazer qualquer movimento, que é regimentalmente legal e permitido e eu não faria se não fosse legal”.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário