header top bar

section content

VÍDEO: Anahuac explica de que forma empresas como SpaceX, de Elon Musk, faz ‘monitoramento de rebanho”

O professor de Tecnologia da Informação (TI) e consultor independente Anahuac Gil, traz os aspectos desse monitoramento e quais os risco para a sociedade

Por Priscila Tavares

28/09/2023 às 19h22

Na coluna Nerdopolítica dessa semana, o professor de Tecnologia da Informação (TI) e consultor independente Anahuac Gil, explica de que forma empresas como SpaceX, de Elon Musk, faz “monitoramento de rebanho” na sociedade e o que isso implica.

“O monitoramento de rebanho é importante para poder permitir que nossas exportações aconteçam. Os países desenvolvidos exigem esse monitoramento, que antes era feito de maneira na terra e atualmente é feito através de satélites”, disse o colunista.

A tecnologia está sempre à disposição para ajudar o desenvolvimento humano. Segundo Anahuac, de forma amoral, aética, sem religião ou qualquer apego emocional. Como um martelo que bate sem pena, sem nenhum remorso ou comoção, afinal esse é o propósito de sua existência. As vezes bate na cabeça do prego, as vezes na cabeça das pessoas, mas sempre com a mesma frieza. O fato é que vigilância e monitoramento fazem parte da vida moderna e não se faz isso de forma eficiente sem ter olhos e ouvidos no espaço.

Ele afirma que algumas áreas críticas deveriam estar fora do alcance da iniciativa privada, pela falta de controle, pesos e contra-medidas, entre as áreas, a exploração do espaço.

Anahuac traz como provovacação a SpaceX, que atualmente tem mais de 4500 satélites em órbita. Em sua maioria para atender a StarLink a empresa de conexão à Internet do mesmo dono, Elon Musk. Essa é a maior frota de satélites do mundo, ou seja, maior do que a de qualquer País. Um poder imenso de ingerência na mão de um civil, sem nenhum controle ou supervisão.

Ele destaca ainda, que talvez esse poder nas mãos de um civil pode ser muito perigoso e diz que na guerra entre a Rússia e Ucrânia, quem fornece comunicação em tempo real para o exército ucraniano é a SpaceX.

Mais detalhes sobre esse assunto também estão na coluna escrita de Anahuac Gil no portal Diário do Sertão. Clique aqui e leia o texto.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: