header top bar

section content

VÍDEO: Pesquisa mostra que uma pessoa negra foi morta pela polícia a cada 4 horas em oito estados do país

Os estados da Bahia e Rio de Janeiro lideram o ranking e são responsáveis por 66,23% dos óbitos considerados pelo estudo

Por Priscila Tavares

17/11/2023 às 19h21

A violência no Brasil é uma realidade dura de se enfrentar, e para a população negra do país é mais difícil ainda. Em 2022 uma pessoa negra foi morta em ação policial a cada 4 horas em oito estados do Brasil.

Uma pesquisa da Rede de Observatórios, com base em dados divulgados pelas secretarias de segurança pública, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), divulgou que, dos 3.171 registros de morte, que tinham a cor da vítima declarada, analisados pelos pesquisadores do estudo “Pele Alvo: a bala não erra o negro”, 2.770 pessoas eram pretas, cerca de 87,35%.

Um fato que chamou a atenção dos pesquisadores, foi a subnotificação da informação racial dos mortos por intervenção, onde, das 4.219 ocorrências vistas por eles, 1 em cada 4 não tinha a informação sobre cor.

Os estudos foram feitos nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo, onde estão os escritórios da Rede de Observatórios. E liderando o ranking dessa pesquisa, estão os estados da Bahia e Rio de Janeiro.

No estado baiano, o número de mortes de pessoas de pele negra chegou a 1.121. O estado assumiu a liderança do ranking de morte de negros por intervenção do Estado entre 2021 e 2022. A maioria dos mortos, 74,21% deles, tinha idade entre 18 e 29 anos. Apenas a cidade de Salvador teve a morte de 438 pessoas nestas condições, sendo 394 negras.

Outro dado sobre a Bahia que chamou a atenção diz respeito às mortes como fruto da violência policial, que cresceram 300% entre 2015 e 2022. Antes, quem liderava esse ranking com a maior incidência deste tipo de crime contra negros era o Rio de Janeiro, mas caiu para o 2ª lugar com 1.042 mortos. Juntos, os dois estados, Bahia e Rio, são responsáveis por 66,23% dos óbitos considerados pelo estudo.

Dia 20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra e a luta por segurança, pela vida, por direitos, continua para população negra no Brasil.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: