VÍDEO: Ex-presidente da CAGEPA fala dos desafios hídricos no Sertão da PB em tempos de chuvas irregulares
"O Nordeste tem 81% de sua área localizada no Semiárido, que é caracterizado justamente por essa irregularidade”, explica João Vicente Machado
O ex-presidente da CAGEPA (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) e ex-superintendente da SUDEMA (Superintendência de Administração do Meio Ambiente), engenheiro João Vicente Machado, foi o convidado especial do programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, nesta quarta-feira (26). Ele abordou temas como as chuvas no Sertão, a transposição do Rio São Francisco e a importância da preservação dos recursos hídricos.
O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, tem como objetivo promover a reflexão sobre a importância da água, um recurso natural essencial para a vida no planeta. João Vicente destacou o papel fundamental da água para a sobrevivência humana e o equilíbrio do meio ambiente.
“O mês de março é quase todo dedicado às águas. Assim como maio é o mês das mães e março o mês das mulheres, março também é o mês das águas. A água é um recurso natural essencial, sem ela não há vida”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
João Vicente comentou sobre as inconstâncias das chuvas no Nordeste, uma característica histórica da região. “Isso não é novidade para nós. Há anos em que o clima é mais favorável e anos em que é menos. O Nordeste tem 81% de sua área localizada no Semiárido, que é caracterizado justamente por essa irregularidade”, explicou, ressaltando os desafios climáticos que a região enfrenta.
O ex-superintendente também falou sobre seu blog, que está em uma nova fase com uma proposta de oferecer conteúdo informativo e crítico sobre questões hídricas e ambientais.
“Nós primamos por uma coisa: pela informação dialética, não pela informação analógica. Temos uma mania de questionar, perguntar os porquês. Comecei a escrever no blog de forma amadora, ainda nos tempos da CAGEPA, e agora o site foi reformulado. O blog continua com diversos colaboradores voluntários, sempre em busca de fortalecer a disseminação do conhecimento”, contou João Vicente.
Com uma carreira marcada pela atuação em áreas de gestão de recursos hídricos e preservação ambiental, João Vicente Machado aproveitou a oportunidade para destacar a importância de se discutir a água, não apenas no Dia Mundial da Água, mas ao longo de todo o ano. A preservação dos recursos naturais, o enfrentamento das mudanças climáticas e o acesso à água potável são temas que exigem o engajamento da sociedade como um todo, ele ressalta.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário