VÍDEO: Fernando Figueiredo apresenta números alarmantes sobre acidentes no trabalho e lamenta negligência
O engenheiro ressalta que os índices ainda não representam a totalidade da realidade, uma vez que muitos acidentes acabam subnotificados
Em sua coluna semanal “Diário de Obras”, no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o engenheiro Fernando Figueiredo trouxe à tona dados alarmantes sobre a segurança no trabalho no Brasil, destacando a negligência e os altos índices de acidentes fatais na área. Figueiredo relembrou que o mês de abril é simbólico para a segurança no trabalho, sendo denominado “Abril Verde”, em razão da luta por melhores condições e investimentos na proteção dos trabalhadores.
O engenheiro apontou que em 2023 e 2022, o Brasil registrou quase meio milhão de acidentes de trabalho, com 2.888 mortes. Na Paraíba, em 2022, cerca de 5.600 acidentes foram registrados, dados que Figueiredo considera alarmantes, mas que ainda não representam a totalidade da realidade, uma vez que muitos acidentes acabam subnotificados.
“Quem vive a realidade das obras, sabe que esses números nem sempre chegam às autoridades competentes. Muitos acidentes são escondidos ou não notificados corretamente”, afirmou Figueiredo, que ressaltou o problema da falta de equipamentos de segurança em ambientes de trabalho, como capacetes e sistemas de proteção em trabalhos realizados em altura, como é o caso da construção civil.
LEIA TAMBÉM:
Para o engenheiro, além do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), é fundamental que as empresas implementem Programas de Gerenciamento de Risco (PGR), que monitoram e orientam a conduta dos trabalhadores durante a execução de suas tarefas. Segundo Figueiredo, esses programas são obrigatórios e devem ser seguidos à risca para minimizar os riscos de acidentes.
Em sua análise, Figueiredo cita que a falta de uma fiscalização eficaz e de um compromisso real com a segurança dos trabalhadores é um grande desafio a ser enfrentado, e que o país precisa urgentemente de mais investimentos e ações concretas para reverter esse cenário.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário