MEC publica resultado do Enem 2023; 60 estudantes tiraram nota mil na redação
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado. O acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, e o Ministro da Educação, Camilo Santana, apresentaram o balanço das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 (edição regular, PPL e reaplicação), em coletiva de imprensa, nesta terça (16).
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado. O acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o login único da plataforma Gov.br.
O Ministério da Educação informou que as notas dos chamados “treineiros” – pessoas que participaram do exame na busca por autoavaliação, sem concorrer para as vagas – serão divulgadas em março. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.
Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados. O MEC reitera que os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência; e que a nota pode chegar a 1.000 pontos, mas que há fatores que podem resultar em nota zero.
LEIA TAMBÉM:
Entre esses fatores estão fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
Conforme o INEP, 60 estudantes em todo o Brasil conseguiram atingir a nota mil na redação. Veja o quadro abaixo:
Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário