VÍDEO: Especialista em doenças respiratórias faz alertas sobre surto de H3N2 e comparações com ômicron
Doutor em pneumologia Alexandre Araruna explica características da nova gripe e o que fazer, já que os sintomas se confundem com os da ômicron da Covid-19
Além da variante ômicron do coronavírus, a população brasileira enfrenta agora mais um problema de saúde pública que está provocando internações nos hospitais: a variante H3N2 da gripe.
Para esclarecer dúvidas sobre essa variante, o programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão conversou com o doutor em pneumologia Alexandre Araruna, especialista em doenças respiratórias que atende em hospitais e clínicas de João Pessoa.
Doutor Alexandre Araruna explica que o vírus H3N2 é da mesma família da Influenza comum e sua transmissão se intensifica em períodos chuvosos, mas os sintomas podem se apresentar de forma mais grave porque nosso organismo ainda não desenvolveu defesa para ele.
“Todos eles [os vírus] têm capacidade de mudar de roupa e ganham um novo aspecto. Às vezes mais virulento, às vezes mais inocente. Esse H3N2, nesse período de pandemia do Covid, está chegando com nova roupagem, e isso é que nos incomoda, porque se está vindo com nova roupagem, nossa defesa não reconhece. Como as pessoas não tinham adoecido, elas não tinham ganho defesa”, detalhou o médico.
VEJA TAMBÉM: Conheça as diferenças dos sintomas da covid-19 e gripe
Os sintomas do H3N2 se confundem com os da Covid-19, entre eles garganta inflamada, catarro, dor de cabeça e febre: “São sintomas que se misturam muito às gripes que nós já estávamos acostumados. E para piorar esse caldeirão, se misturam com o perfil da Covid, ainda com uma variante nova [ômicron]”.
Doutor Alexandre Araruna afirma que a máscara é a maior ferramenta de defesa preventiva contra o vírus: “Quase ninguém adoeceu de gripes e resfriados nesse período de Covid porque a máscara protegeu”, justifica o médico.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário