header top bar

section content

VÍDEO: Para analista, mudança de voto na última hora pode explicar diferença entre pesquisa e resultado

Analista político fez uma análise das pesquisas eleitorais do primeiro turno que se tornaram alvo de críticas após os números divergirem do resultado da votação

Por Jocivan Pinheiro

11/10/2022 às 15h24 • atualizado em 11/10/2022 às 15h31

No programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, o jornalista e analista político Josival Pereira fez uma análise das pesquisas eleitorais do 1º turno que se tornaram alvo de críticas após os números divergirem com o resultado da votação. Josival Pereira defende a realização de pesquisas eleitorais, mas ressalta que é preciso detectar três possíveis problemas.

O primeiro é se houve má fé, ou seja, se o instituto realizou a pesquisa por encomenda de algum candidato ou coligação partidária. O segundo problema a ser apurado é a metodologia utilizada pelo instituto. O terceiro é exatamente o prognóstico.

Migração de última hora

Na avaliação de Josival, um fato que pode explicar a diferença entre as pesquisas e o resultado do 1º turno na disputa para presidente é a possível migração de votos de eleitores de Ciro Gomes (PDT) para Jair Bolsonaro (PL), motivada pela ‘campanha do voto útil’ feita pelo QG de Lula (PT).

“É preciso ver qual a movimentação que aconteceu nos últimos dias, nas últimas horas, na campanha eleitoral. No Brasil tem ocorrido muito de um grande número de eleitores se decidir nas últimas 48 horas. É preciso que os institutos tenham mecanismos, talvez, de detectar essa movimentação que eles não detectam”, falou o analista.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: