header top bar

section content

Cientistas alemães estimam que vacina contra o câncer será possível até 2030: “Está ao nosso alcance”

Uğur Şahin e Özlem Türeci são cofundadores da empresa BioNTech e também fazem parte da equipe que fabrica o imunizante contra a covid-19

Por Luis Fernando Mifô

19/10/2022 às 14h59 • atualizado em 19/10/2022 às 15h09

Uğur Şahin e Özlem Türeci (Fotos: Divulgação)

2030 é o prazo estimado para que vacinas contra o câncer já estejam disponíveis, de acordo com o casal de cientistas alemães Uğur Şahin e Özlem Türeci, cofundadores da empresa BioNTech e que fazem parte da equipe que fabrica vacina para covid-19.

“Sim, nós sentimos que a cura para o câncer, ou para mudar a vida dos pacientes com câncer, está ao nosso alcance”, disse Türeci em entrevista à BBC.

Conforme explica a cientista, “o mRNA (da covid) atua como um modelo e permite que digamos ao corpo para produzir o medicamento ou a vacina. Ao utilizar o mRNA como vacina, ele se torna um modelo para o cartaz de ‘procurado’ do inimigo, no caso os antígenos de câncer que distinguem as células cancerígenas das células normais”.

Uğur Sahin, por sua vez, disse que após a cirurgia para remoção do tumor, o paciente deverá receber a vacina. Com isso, uma reposta imunológica será produzida pelo corpo para que as células T do organismo possam rastrear as células tumorais restantes e eliminá-las.

Entre os testes mais avançados da BioNTech, estão vacinas para câncer de pele (melanoma), câncer colorretal, melanoma avançado, câncer de cabeça e pescoço, câncer de próstata, ovário e tumores sólidos.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: