header top bar

section content

VÍDEO: Clima seco e altas temperaturas acendem alerta para risco de aumento de doenças, alerta médico

O pneumologista Alexandre Araruna orienta o que fazer para evitar complicações neste período

Por Priscila Tavares

28/09/2023 às 23h08 • atualizado em 28/09/2023 às 23h13

O Sertão da Paraíba está sob alerta laranja devido à onda de calor que atinge o Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de onda de calor para 81 cidades da Paraíba. Segundo o órgão, as temperaturas podem ficar 5°C acima da média.

Entre os 81 municípios para os quais o alerta foi emitido, estão as cidades de Cajazeiras, Sousa, Bernardino Batista, Cachoeira dos Índios, Itaporanga, Patos, Monte Horebe e muito mais.

As altas temperaturas podem representar risco à saúde, e o médico pneumologista Alexandre Araruna orienta o que fazer para evitar complicações.

“Altas temperaturas, o sol quente, pode ser muito danoso, instabilizar, inclusive matar. Claro, em especial, ao idoso e a criança pequena, esses são os extremos da nossa sociedade que sempre são mais susceptíveis, mais fáceis de complicar, apenas pelo ato da desidratação”, disse o médico.

Ele afirma que as altas temperaturas podem causar diversos problemas, entre eles a desidratação, e que é preciso ficar alerta sobre os sinais do corpo.

“As vezes, a desidratação não vem avisando as claras que você está desidratado. As vezes pode ser uma tontura, um mal estar, as vezes uma fadiga, isso inclusive em pessoas que não tenha nenhuma doença”, afirmou.

O pneumologista explicou que pessoas com doenças crônicas também estão susceptíveis a complicar seus quadros devido à desidratação, além das doenças respiratórias que podem piorar devido ao calor e clima seco.

“As pessoas que sofrem de rinite alérgica, de asma, bronquite, efizema decorrente do tabaco ou cigarro eletrônico, essas pessoas também podem exacerbar suas doenças do trato respiratório”.

O médico aconselha a sempre estar com uma garrafa com água, se proteger do sol com chapéus, óculos de sol, protetor solar e, para a noite, manter uma bacia com água ou uma toalha molhada dentro do quarto para tornar o ambiente mais úmido.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: