header top bar

section content

VÍDEO E FOTOS: Veja imagens do Eclipse solar anular de cidades do Litoral ao Sertão da Paraíba

O último eclipse anular do sol aconteceu em junho de 2021, mas não foi visível no Brasil. E o próximo vai ser no 2 de outubro de 2024, também sem poder ser observado por aqui.

Por Redação Diário

15/10/2023 às 00h49 • atualizado em 15/10/2023 às 00h59

A maioria do território paraibano esteve dentro da faixa de visibilidade do eclipse anular solar, que aconteceu neste sábado (14).

No Sertão as cidades de Cajazeiras e Sousa foram algumas das cidades melhores de observar o fenômeno astronômico.

Em Cajazeiras, grupos de moradores e turistas se reuniram na praça do “Leblon”, que fica nas margens do açude grande, no centro da cidade. Já em Sousa o ponto principal foi a entrada da cidade, na Alamêda da Esperança e na estátua de Frei Damião na Lagoa dos Estrelas.

Na cidade de Patos, diversas pessoas estiveram reunidas na Alça Sudeste para a observação do eclipse, no entanto, acabaram se frustrando diante da presença de nuvens no céu da Capital do Sertão.

Em João Pessoa, capital paraibana, grupos de moradores e turistas se reuniram em pontos como no Hotel Globo e na Casa da Pólvora. Em Cabedelo, a Praia do Jacaré foi ponto de observação.

O professor de física Ariel Adorno em entrevista a Agencia Brasil disse que se emocionou ao acompanhar o eclipse em Juazeiro do Norte, na Universidade Federal do Ceará.

“Um eclipse igual a esse aconteceu em novembro de 1994 e, na época, eu morava em Goiânia. A razão de eu ter feito Física foi esse eclipse. A gente espera que, pela quantidade de pessoas atingidas hoje, esse eclipse também provoque mudanças nas vidas delas para o bem. Especialmente para o lado da ciência. Eu me emocionei algumas vezes. Chorei vendo hoje esse eclipse, lembrando de tudo o que eu passei até chegar aqui”, disse Ariel.

Como referência, o último eclipse anular do sol aconteceu em junho de 2021, mas não foi visível no Brasil. E o próximo vai ser no 2 de outubro de 2024, também sem poder ser observado por aqui. No Brasil, o fenômeno só vai voltar a ser visível no dia 6 de fevereiro de 2027 e, mesmo assim, só de forma completa no Rio Grande do Sul.

No Brasil, o eclipse anular ocorreu em cidades localizadas no Norte e Nordeste

VEJA FOTOS DE TODAS AS REGIÕES NA GALERIA ABAIXO – CLIQUE NAS FOTOS!

PORTAL DIÁRIO COM DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: