VÍDEO: Profissional de engenharia destaca importância de cuidados e técnicas na hora de assentar cerâmicas
Fernando Figueiredo falou sobre o motivo que alguns pisos de cerâmica acabam estourando repentinamente
No programa Diário News desta semana, o engenheiro e professor do IFPB – Campus Cajazeiras, Fernando Figueiredo, falou sobre o motivo que alguns pisos de cerâmica acabam estourando repentinamente.
Para entender o que acontece, ele explicou que é preciso compreender sobre o material cerâmico, o qual segundo Fernando, tem uma resistência altíssima quanto à tração e a compressão, mas não tem resistência a impacto, o que acontece com vidro por exemplo.
Um segundo ponto da explicação é referente à composição do material que é utilizado para assentar as cerâmicas, isto é, a argamassa e o rejunte. A argamassa é usada para colar a cerâmica, enquanto que o rejunte preenche os espaços entre uma peça e outra, o que é chamado na engenharia de junta de dilatação térmica.
O engenheiro falou que quando o espaço fica muito pequeno acaba não tendo o intervalo de dilatação térmica e acaba acontecendo o estouro da cerâmica.
Durante o programa foi veiculado um vídeo que aparece pedaços de cerãmica estourando. O profissional detalhou a explicação de forma técnica. Acompanhe toda a entrevista e confira os detalhes no vídeo que está no topo do texto.
SAIBA MAIS SOBRE FERNANDO FIGUEIREDO
Fernando Figueiredo é engenheiro civil e professor do IFPB campus de Cajazeiras. Ele participa todas as segundas-feiras do programa Diário News da TV Diário do Sertão, com a coluna semanal Diário de Obras.
Para saber mais sobre o profissional, basta segui-lo no Instagram: @fernandofigueiredos ou se inscrever em seu canal do Youtube: Canal do Fernando Figueiredo.
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário