VÍDEO: Na Paraíba, equipe médica erra e faz cirurgia em perna de criança que não era doente
O hospital emitiu uma nota e esclareceu que a família está recebendo todo apoio da unidade e ressaltou que a equipe responsável pelo caso foi afastada de imediato
Uma equipe médica do Hospital de Trauma de Campina Grande realizou um procedimento cirúrgico de forma errada, fato ocorrido na noite dessa quinta-feira (25). Conforme apurado pelo Portal Diário, uma criança de 6 anos de idade teve uma de suas pernas cirurgiada quando na realidade era para ter sido a outra. “No lugar de fazer na perna esquerda, fizeram na direita”, disse um tia da menina.
De acordo com familiares, após constatar que tinha feito o procedimento errado, de imediato, os profissionais retornaram a criança e fizeram a outra cirurgia. “Imagine uma criança de 6 anos tomar duas cirurgias em menos de 24 horas, desnecessária”, diz uma tia da menina ao repórter Márcio Rangel.
Em uma foto que circula nas redes sociais é possível perceber que foram colocados pinos na perna que não era a doente.
LEIA TAMBÉM:
Ainda conforme apurado pela nossa redação, a doença que a garota estava acometida era Osteomielite, um tipo de uma infecção óssea geralmente causada por bactérias, micobactérias ou fungos. (Itálico – reproduzido de MANUAL MSD).
MÉDICO ESCLARECE CASO
O Dr. Flávio Daniel, diretor técnico do Hospital de Trauma-CG, classificou o caso como um “evento adverso” e disse que a equipe responsável pela ocorrência foi afastada de imediato.
“Nos dirigimos imediatamente para que todas as medidas fossem tomadas para correção do ocorrido. A criança e seus familiares foram totalmente assistidos e acolhidos. O hospital de imediato afastou toda equipe envolvida e estamos apurando dentro da instituição. Através do Núcleo de Segurança do Paciente e da Comissão de Ética Médica, vai ser apurado e ao final as medidas administrativas e cabíveis serão tomadas”, enfatizou.
O diretor administrativo do hospital, Pedro Segundo, também manifestou sua fala a respeito do caso. “A família foi acolhida e acomodada, a criança passa bem e já está em um leito de enfermaria com os seus famiares. A equipe foi afastada de imediato, em ato contínuo, abrimos sindicância para apuração dos fatos e a devida punição cabível” confirmou.
A unidade hospitalar emitiu uma nota de esclarecimento na manhã desta sexta-feira (26), veja na íntegra:
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário