header top bar

section content

VÍDEO: Na Paraíba, equipe médica erra e faz cirurgia em perna de criança que não era doente

O hospital emitiu uma nota e esclareceu que a família está recebendo todo apoio da unidade e ressaltou que a equipe responsável pelo caso foi afastada de imediato

Por Luiz Adriano

26/04/2024 às 11h30 • atualizado em 26/04/2024 às 11h34

Uma equipe médica do Hospital de Trauma de Campina Grande realizou um procedimento cirúrgico de forma errada, fato ocorrido na noite dessa quinta-feira (25). Conforme apurado pelo Portal Diário, uma criança de 6 anos de idade teve uma de suas pernas cirurgiada quando na realidade era para ter sido a outra. “No lugar de fazer na perna esquerda, fizeram na direita”, disse um tia da menina.

De acordo com familiares, após constatar que tinha feito o procedimento errado, de imediato, os profissionais retornaram a criança e fizeram a outra cirurgia. “Imagine uma criança de 6 anos tomar duas cirurgias em menos de 24 horas, desnecessária”, diz uma tia da menina ao repórter Márcio Rangel.

Em uma foto que circula nas redes sociais é possível perceber que foram colocados pinos na perna que não era a doente.

Ainda conforme apurado pela nossa redação, a doença que a garota estava acometida era Osteomielite, um tipo de uma infecção óssea geralmente causada por bactérias, micobactérias ou fungos. (Itálico – reproduzido de MANUAL MSD).

Foram colocados pinos na perna que não era a doente – Foto: Redes sociais

MÉDICO ESCLARECE CASO

O Dr. Flávio Daniel, diretor técnico do Hospital de Trauma-CG, classificou o caso como um “evento adverso” e disse que a equipe responsável pela ocorrência foi afastada de imediato.

“Nos dirigimos imediatamente para que todas as medidas fossem tomadas para correção do ocorrido. A criança e seus familiares foram totalmente assistidos e acolhidos. O hospital de imediato afastou toda equipe envolvida e estamos apurando dentro da instituição. Através do Núcleo de Segurança do Paciente e da Comissão de Ética Médica, vai ser apurado e ao final as medidas administrativas e cabíveis serão tomadas”, enfatizou.

O diretor administrativo do hospital, Pedro Segundo, também manifestou sua fala a respeito do caso. “A família foi acolhida e acomodada, a criança passa bem e já está em um leito de enfermaria com os seus famiares. A equipe foi afastada de imediato, em ato contínuo, abrimos sindicância para apuração dos fatos e a devida punição cabível” confirmou.

A unidade hospitalar emitiu uma nota de esclarecimento na manhã desta sexta-feira (26), veja na íntegra:

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: