header top bar

section content

VÍDEO: Helder diz que problemas com água em Sousa é também ‘cultural’: “Povo se acostumou a não economizar”

"Temos que trabalhar na estrutura, mas também numa campanha forte de conscientização", justificou o prefeito eleito

Por Luis Fernando Mifô

30/10/2024 às 18h11 • atualizado em 30/10/2024 às 18h15

Em entrevista ao programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o prefeito eleito de Sousa, Helder Carvalho (PSB), disse que existem duas alternativas viáveis para que seu governo resolva o problema da falta de água que atinge várias localidades do município há muitos anos.

Uma das alternativas é realizar obras estruturais na rede de esgoto baseadas na cidade cearense de Jaguaribe, onde a distribuição também é municipalizada. Lá, segundo Helder, os tubos de amianto foram substituídos por PVC com maior diâmetro para fazer a água chegar “nas pontas” da rede; e a prefeitura construiu estações elevatórias em locais mais altos.

A outra alternativa seria entregar a administração do DAESA (Departamento de Água e Esgotos de Sousa) para a Cagepa, contanto que haja isenção de taxas para as famílias socialmente mais vulneráveis, o que, em tese, é uma das razões pelas quais o órgão foi fundado em 2006.

Apesar dos problemas que persistem há anos, Carvalho entende que o abastecimento de água melhorou em Sousa. Mas, segundo ele, é preciso que a população se acostume a racionalizar.

“Com certeza o problema é de estrutura, mas é muito cultural. O povo de Sousa se acostumou a não economizar água, a não racionalizar. E quando não raciona – pode ser o que for – não dá. Então, nós temos que trabalhar na estrutura, na correção, mas também numa campanha forte de conscientização para que nós possamos ter essa solução definitiva”, concluiu.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: