header top bar

section content

VÍDEO: Engenheiro acredita que obra de pavimentação do distrito de Boqueirão seja inaugurada no início de 2025

O profissional falou também sobre a situação das encecadeiras do açude de Boqueirão e disse que com a estiagem é possível retirá-las, mas é preciso celeridade porque o periodo chuvoso já se aproxima

Por Luiz Adriano

10/12/2024 às 19h51 • atualizado em 10/12/2024 às 19h59

Na coluna semanal Diário de Obras, o engenheiro civil Fernando Figueiredo falou sobre o andamento das obras no distrito de Boqueirão de Piranhas, município de Cajazeiras.

Ele citou a pavimentação que liga à BR-230 ao distrito de Boqueirão. O profissional explicou a situação da empresa anterior que não deu conta do serviço e se mostrou confiante na nova firma que está trabalhando. Para o colunista, as obras serão concluídas no início de 2025.

“Acho que em breve, no início do próximo ano já teremos a inauguração. A princípio foi uma empresa do Norte. Essa empresa não tinha infraestrutura aqui, acabou que ela não conseguiu fazer a obra em si, a pavimentação […]. Fez outra licitação, mudou a empresa, agora a empresa que entrou é uma das maiores empresas do Brasil, então a tendência é que ela tenha realmente um porte de infraestrutura maior, que ela tenha o maquinário necessário e que ela consiga terminar essa obra”, frisou.

Obras foram retomadas e estão em andamento – Foto: divulgação

Encecadeiras – Fernando lembrou que em abril deste ano foi notícia bastante repercutida, inclusive com vídeos que circularam nas rede sociais, mostrando um buraco na barreira de areia da ensacadeira, e muita água jorrando. O colunista lembra que o açude encheu e ganhou muito água e não teve como mais tirar a encecadeira.

Ele explicou que com a estiagem é possível retirar as encecadeiras, mas é preciso celeridade porque o periodo chuvoso já se aproxima.

“Acho que quem foi ultimamente lá no açude, viu justamente isso, dava para ver embaixo da água que a encercadeira foi inundada, ela foi submersa. Então agora estamos no período de estiagem já próximo de começar o período chuvoso novamente, e o açude baixou seu volume de água, então agora é possível fazer a retirada dessa encecadeira”, disse Fernando.

O profissional explicou mais uma vez o significado do que é uma encecadeira e para que serve.

“Encecadeira que é uma barragem de terra, muito parecida com uma barragem de terra, é uma barreira que se faz para a montante ficar a água e a jusante você poder trabalhar. Então, o pessoal fez a encecadeira que foi um desvio para poder trabalhar lá na construção de uma comporta para o açude, para a represa. E agora, como o volume baixou, essa encecadeira pode ser retirada e é justamente o que estão fazendo. O que a gente deve esperar enquanto cidadão, é que seja célere, é que essas obras sejam rápidas para que dê tempo retirar todo esse material da encecadeira antes de começar o período chuvoso”, destacou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: