VÍDEO: Diretor da SCTrans avisa que pedestre também tem dever a cumprir na faixa: “Pode causar acidente”
Uma das primeiras medidas da SCTrans sob o comando de Neguinho do Mondrian é o retorno das câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade para flagrar infrações de trânsito, principalmente avanços com sinal fechado
Nesta quinta-feira (9), o programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão foi às ruas de Cajazeiras para saber da população quem mais respeita a faixa de pedestre: os motoristas de carros ou os motociclistas? Para a maioria das pessoas que foram ouvidas pelo repórter Fernando Alencar, os condutores de carros são os que mais respeitam os pedestres que querem atravessar a faixa.
Após a enquete, Fernando Alencar foi até a sede da Superintendência Cajazeirense de Transportes e Trânsito (SCTrans) saber do diretor Alysson Lira (Neguinho do Mondrian) como a entidade tem trabalhado para evitar infrações, acidentes e conscientizar pedestres e motoristas.
Neguinho ressaltou que tanto os pedestres quanto os condutores de veículos têm direitos e deveres a cumprir no trânsito. No caso dos transeuntes, eles devem sinalizar para os motoristas e motociclistas antes de entrar na faixa.
LEIA TAMBÉM:
“O pedestre sobe em cima da faixa, mas primeiro ele tem que saber se o carro vai parar. Muitas vezes o pessoal vem com o telefone no ouvido e entra de vez na faixa. Qual o dever do pedestre? Primeiro é sinalizar. Ele tem que levantar a mão e avisar que vai ultrapassar em cima da faixa, mas muitas vezes isso não acontece. Ele entra na faixa de todo jeito e pode ocasionar acidentes”, alerta o superintendente.
O agente de trânsito Lindemberg Lima reforça a orientação de Neguinho do Mondrian e avisa que os pedestres precisam ser vistos pelos condutores. Por isso, é necessário sinalizar antes. “O pedestre também precisa cumprir com a sua obrigação e sempre sinalizar com antecedência a vontade de fazer a travessia para que os condutores tenham tempo de frear o veículo”, explica.
Por outro lado, motoristas e motociclistas devem reduzir a velocidade próximo à faixa de pedestres e ficar atentos à movimentação: “Nas palestras que a gente dá, a gente sempre reforça essa questão dos direitos, mas também dos deveres, tanto do condutor quanto do pedestre para que a gente possa ter uma travessia cada vez mais segura”, enfatiza.
A volta das câmeras
Uma das primeiras medidas da SCTrans sob o comando de Neguinho do Mondrian é o retorno das câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade para flagrar infrações de trânsito, principalmente avanços com sinal fechado. O que muitos chamam de “indústria da multa”, Neguinho avisa que é uma forma de evitar acidentes.
Sem contagem regressiva nos semáforos
O agente de trânsito Lindemberg Lima explicou que não existe mais a contagem regressiva nos semáforos de Cajazeiras porque estava estimulando condutores de veículos a acelerar e fazer ultrapassagens perigosas quando eles viam que o sinal estava prestes a fechar.
“É um fator importante porque traz uma complementação à sinalização, mas também tem essa questão negativa dos condutores apressados ver a contagem e acabar fazendo ultrapassagem e causando acidentes”, disse o agente.
Sem previsão de concurso
Neguinho do Mondrian contou que ainda não há previsão para concurso público da SCTrans. Atualmente, o órgão está com seu efetivo defasado, com apenas 16 agentes de trânsito ativos.
“A gente ainda tem uma equipe reduzida, mas com a entrada da prefeita Socorro Delfino, eu tenho certeza que nesses quatro anos ou mais, ela possa implantar um novo concurso”, destacou.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário