header top bar

section content

VÍDEO: Diretor da SCTrans avisa que pedestre também tem dever a cumprir na faixa: “Pode causar acidente”

Uma das primeiras medidas da SCTrans sob o comando de Neguinho do Mondrian é o retorno das câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade para flagrar infrações de trânsito, principalmente avanços com sinal fechado

Por Luis Fernando Mifô

09/01/2025 às 18h55 • atualizado em 09/01/2025 às 19h09

Nesta quinta-feira (9), o programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão foi às ruas de Cajazeiras para saber da população quem mais respeita a faixa de pedestre: os motoristas de carros ou os motociclistas? Para a maioria das pessoas que foram ouvidas pelo repórter Fernando Alencar, os condutores de carros são os que mais respeitam os pedestres que querem atravessar a faixa.

Após a enquete, Fernando Alencar foi até a sede da Superintendência Cajazeirense de Transportes e Trânsito (SCTrans) saber do diretor Alysson Lira (Neguinho do Mondrian) como a entidade tem trabalhado para evitar infrações, acidentes e conscientizar pedestres e motoristas.

Neguinho ressaltou que tanto os pedestres quanto os condutores de veículos têm direitos e deveres a cumprir no trânsito. No caso dos transeuntes, eles devem sinalizar para os motoristas e motociclistas antes de entrar na faixa.

“O pedestre sobe em cima da faixa, mas primeiro ele tem que saber se o carro vai parar. Muitas vezes o pessoal vem com o telefone no ouvido e entra de vez na faixa. Qual o dever do pedestre? Primeiro é sinalizar. Ele tem que levantar a mão e avisar que vai ultrapassar em cima da faixa, mas muitas vezes isso não acontece. Ele entra na faixa de todo jeito e pode ocasionar acidentes”, alerta o superintendente.

O agente de trânsito Lindemberg Lima reforça a orientação de Neguinho do Mondrian e avisa que os pedestres precisam ser vistos pelos condutores. Por isso, é necessário sinalizar antes. “O pedestre também precisa cumprir com a sua obrigação e sempre sinalizar com antecedência a vontade de fazer a travessia para que os condutores tenham tempo de frear o veículo”, explica.

Por outro lado, motoristas e motociclistas devem reduzir a velocidade próximo à faixa de pedestres e ficar atentos à movimentação: “Nas palestras que a gente dá, a gente sempre reforça essa questão dos direitos, mas também dos deveres, tanto do condutor quanto do pedestre para que a gente possa ter uma travessia cada vez mais segura”, enfatiza.

Faixa de pedestres no Centro de Cajazeiras (Foto: Fernanda Layse/Diário do Sertão)

A volta das câmeras

Uma das primeiras medidas da SCTrans sob o comando de Neguinho do Mondrian é o retorno das câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade para flagrar infrações de trânsito, principalmente avanços com sinal fechado. O que muitos chamam de “indústria da multa”, Neguinho avisa que é uma forma de evitar acidentes.

Sem contagem regressiva nos semáforos

O agente de trânsito Lindemberg Lima explicou que não existe mais a contagem regressiva nos semáforos de Cajazeiras porque estava estimulando condutores de veículos a acelerar e fazer ultrapassagens perigosas quando eles viam que o sinal estava prestes a fechar.

“É um fator importante porque traz uma complementação à sinalização, mas também tem essa questão negativa dos condutores apressados ver a contagem e acabar fazendo ultrapassagem e causando acidentes”, disse o agente.

Sem previsão de concurso

Neguinho do Mondrian contou que ainda não há previsão para concurso público da SCTrans. Atualmente, o órgão está com seu efetivo defasado, com apenas 16 agentes de trânsito ativos.

“A gente ainda tem uma equipe reduzida, mas com a entrada da prefeita Socorro Delfino, eu tenho certeza que nesses quatro anos ou mais, ela possa implantar um novo concurso”, destacou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: