VÍDEO: Forte de Santa Catarina, um dos pontos turístico mais antigo da Paraíba falta energia e segurança
A Fortaleza não conta com apoio financeiro das instituições do Governo Federal, Governo Estadual e Prefeitura Municipal.
A TV Diário do Sertão está realizando uma série de reportagens pelos pontos turísticos da Paraíba e, para começar visitou o famoso “Forte de Santa Catarina do Cabedelo”, conhecido como “Fortaleza de Santa Catarina” ou “Forte de Cabedelo”, localizado na região metropolitana da capital João Pessoa.
O Forte de Cabedelo é um dos mais tradicionais pontos turísticos da Paraíba, visitado diariamente por pessoas de todos os lugares do país e do mundo.
O Forte de Cabedelo não é visitado somente pela beleza da sua estrutura, mas, pelo seu valor cultural e histórico, já que a Fortaleza representa a luta contra os invasores holandeses da Região Nordeste na época do Brasil Colônia.
Apesar de tudo isso, o Forte de Cabedelo ficou fechado por muitos anos e foi reaberto ao público por uma Fundação Cultural para visitação do público.
A Fortaleza não conta com apoio financeiro das instituições do Governo Federal, Governo Estadual e Prefeitura Municipal.
No local ainda existem lojas de artesanato e vez por outra, ocorre alguma apresentação artística cultural.
Descaso
A reportagem conversou com a comerciante Carminha, que tem uma loja de artesanato no Forte de Cabedelo. Ela lamentou a atual situação do lugar e disse que quando precisa de manutenção e pintura a Fortaleza só conta com o dinheiro do turista.
Ela disse que seu comércio chegou a ter seis funcionários, mas, pela falta de movimento e investimento no Forte, foram saindo um a um. “Só eu e minha irmã seguramos as pontas aqui”, disse.
A maior reclamação da comerciante é com relação à falta de segurança no local. Durante a noite, o Forte não conta sequer com energia elétrica.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário