Espetáculo “Beiço de Estrada” recebe 11 indicações no VII CajazeirAto e leva quatro prêmios para casa
A nova montagem do texto de Eliezer Rolim, com direção de Priscila Tavares, ganhou destaque no Festival de Teatro nesse final de semana em Cajazeiras
‘Beiço de Estrada’, obra do cajazeirense Eliézer Rolim vem ganhando destaque com a nova montagem feita pelo Coletivo Rizomático e dirigifo pela atriz Priscila Tavares.
O espetáculo foi um dos selecionados para o VII CajazeirAto, festival de teatro realizado pela Associação Cajazeirense de Teatro (ACATE), onde recebeu 11 indicações e ganhou quatro prêmios na noite desse domingo (17).
Disputando com espetáculo de todo o estado da Paraíba, ‘Beiço de Estrada’ foi indicado nas categorias: melhor sonoplastia, melhor figurino, melhor cenografia, melhor ator coadjuvante (Illan Ravick), duas indicações de melhor Atriz coadjuvante (Priscila Tavares e Elaine Alves), melhor ator (Eric Lacerda), melhor atriz (Régia Karla), atriz/ator revelação e melhor direção.
Em uma noite emocionante a montagem cajazeirense levou os prêmios de melhor atriz coadjuvante para Elaine Alves, atriz revelação para Luiza Alves, melhor direção para Priscila Tavares e ficou como segundo melhor espetáculo do VII CajazeirAto pelo júri oficial do festival.
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO: 'Beiço de Estrada' de Eliezer Rolim estreia no Teatro Ica com nova montagem do Coletivo Rizomático
- Na programação do aniversário de Cajazeiras, Coletivo Rizomático circula com 'Beiço de Estrada' na zona rural
- VÍDEO: 'Beiço de Estrada' de Eliezer Rolim ganha montagem com Coletivo Rizomático que estreia na Zona Rural
- VÍDEO: Diário de Férias recebe Coletivo Rizomático para bate papo e grupo se diverte no quadro 'Torta na Cara'
A nova montagem
A peça, ambientada no sertão dos anos 1980, é uma profunda reflexão sobre questões sociais e culturais, mesclando humor e drama de forma envolvente. A nova construção foi feita inteiramente pelos membros do Coletivo Rizomático que se dividiram em núcleos de criação, a exemplo da cenografia que deu vida ao cenário. A atriz e arquiteta Jessyka Alves, que interpreta Dora, compartilhou sua experiência ao dar vida à personagem:
“Dora foi minha primeira personagem no teatro e, agora, ela faz parte da minha vida. É engraçado como algumas coisas do dia a dia me fazem lembrar dela, como se ela realmente existisse entre nós cotidianamente”, disse
Ela também compartilhou detalhes do processo criativo do Coletivo Rizomático, que envolveu exercícios intensos de preparação e pesquisa, sob a orientação de Priscila Tavares. Além disso, ela colaborou diretamente na criação do cenário.
“Colaborar na criação do cenário foi uma experiência imersiva para mim. Adaptamos a cenografia para um espetáculo de teatro de rua, com estrutura leve e transportável, e usamos elementos que reforçam a identidade do sertão dos anos 1980, como paredes desgastadas de taipa, a presença de um altar mostrando a forte presença da fé no Nordeste, caixotes de bebida, imagens que reforçam a estética e uma janela que ganha destaque em diversas cenas”, pontuou.
Após uma longa jornada na zona rural, o espetáculo fez sua estreia no Teatro Ica em outubro deste ano. A professora e arquiteta Dra. Marina Goldfarb, aluna de Eliézer Rolim na graduação, foi uma das espectadoras a prestigiar a nova montagem e elogiou a produção pela sua estética imersiva e pela forma como conecta o público com a narrativa.
“Desde a entrada pelo bordel de Dona Tonha, os atores ocupando todo o espaço do teatro e a cenografia rica em detalhes, o espetáculo traduz a criatividade que Eliezer sempre incentivou em suas aulas. Os problemas sociais e o humor sertanejo foram muito bem representados. Recomendo a todos”, pontuou a professora.
Com o sucesso no Festival CajazeirAto, “Beiço de Estrada” prepara-se para novas apresentações, levando sua narrativa cativante e estética impecável a mais palcos. A obra reafirma o teatro como espaço de reflexão e emoção, conquistando seu lugar entre as produções teatrais do cenário paraibano.”
Durante o VII CajazeirAto o diretor teatral e cenógrafo Frank Burity destacou a funcionalidade e simbolismo do cenário.
“O cenário de ‘Beiço de Estrada’ é funcional e muito interessante. Ele conversa muito bem com a história e cria uma ambientação que sustenta o enredo”, destacou.
Confira imagens do espetáculo ‘Beiço de Estrada’
SHOW DIÁRIO
Leia mais notícias no www.showdiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário