header top bar

section content

Espetáculo “Beiço de Estrada” recebe 11 indicações no VII CajazeirAto e leva quatro prêmios para casa

A nova montagem do texto de Eliezer Rolim, com direção de Priscila Tavares, ganhou destaque no Festival de Teatro nesse final de semana em Cajazeiras

Por Redação Diário

18/11/2024 às 20h03 • atualizado em 18/11/2024 às 20h23

Beiço de Estrada no VII CajazeirAto (Foto: Divulgação)

‘Beiço de Estrada’, obra do cajazeirense Eliézer Rolim vem ganhando destaque com a nova montagem feita pelo Coletivo Rizomático e dirigifo pela atriz Priscila Tavares.

O espetáculo foi um dos selecionados para o VII CajazeirAto, festival de teatro realizado pela Associação Cajazeirense de Teatro (ACATE), onde recebeu 11 indicações e ganhou quatro prêmios na noite desse domingo (17).

Disputando com espetáculo de todo o estado da Paraíba, ‘Beiço de Estrada’ foi indicado nas categorias: melhor sonoplastia, melhor figurino, melhor cenografia, melhor ator coadjuvante (Illan Ravick), duas indicações de melhor Atriz coadjuvante (Priscila Tavares e Elaine Alves), melhor ator (Eric Lacerda), melhor atriz (Régia Karla), atriz/ator revelação e melhor direção.

Em uma noite emocionante a montagem cajazeirense levou os prêmios de melhor atriz coadjuvante para Elaine Alves, atriz revelação para Luiza Alves, melhor direção para Priscila Tavares e ficou como segundo melhor espetáculo do VII CajazeirAto pelo júri oficial do festival.

VII CajazeirAto (Foto: Divulgação)

A nova montagem

A peça, ambientada no sertão dos anos 1980, é uma profunda reflexão sobre questões sociais e culturais, mesclando humor e drama de forma envolvente. A nova construção foi feita inteiramente pelos membros do Coletivo Rizomático que se dividiram em núcleos de criação, a exemplo da cenografia que deu vida ao cenário. A atriz e arquiteta Jessyka Alves, que interpreta Dora, compartilhou sua experiência ao dar vida à personagem:

“Dora foi minha primeira personagem no teatro e, agora, ela faz parte da minha vida. É engraçado como algumas coisas do dia a dia me fazem lembrar dela, como se ela realmente existisse entre nós cotidianamente”, disse

Beiço de Estrada, montagem: Coletivo Rizomático (Foto: Divulgação)

Ela também compartilhou detalhes do processo criativo do Coletivo Rizomático, que envolveu exercícios intensos de preparação e pesquisa, sob a orientação de Priscila Tavares. Além disso, ela colaborou diretamente na criação do cenário.

“Colaborar na criação do cenário foi uma experiência imersiva para mim. Adaptamos a cenografia para um espetáculo de teatro de rua, com estrutura leve e transportável, e usamos elementos que reforçam a identidade do sertão dos anos 1980, como paredes desgastadas de taipa, a presença de um altar mostrando a forte presença da fé no Nordeste, caixotes de bebida, imagens que reforçam a estética e uma janela que ganha destaque em diversas cenas”, pontuou.

Cenário de ‘Beiço de Estrada’, montagem: Coletivo Rizomático (Foto: Divulgação)

Após uma longa jornada na zona rural, o espetáculo fez sua estreia no Teatro Ica em outubro deste ano. A professora e arquiteta Dra. Marina Goldfarb, aluna de Eliézer Rolim na graduação, foi uma das espectadoras a prestigiar a nova montagem e elogiou a produção pela sua estética imersiva e pela forma como conecta o público com a narrativa.

“Desde a entrada pelo bordel de Dona Tonha, os atores ocupando todo o espaço do teatro e a cenografia rica em detalhes, o espetáculo traduz a criatividade que Eliezer sempre incentivou em suas aulas. Os problemas sociais e o humor sertanejo foram muito bem representados. Recomendo a todos”, pontuou a professora.

Detalhes do cenário de ‘Beiço de Estrada’ (Foto: Divulgação)

Com o sucesso no Festival CajazeirAto, “Beiço de Estrada” prepara-se para novas apresentações, levando sua narrativa cativante e estética impecável a mais palcos. A obra reafirma o teatro como espaço de reflexão e emoção, conquistando seu lugar entre as produções teatrais do cenário paraibano.”

Durante o VII CajazeirAto o diretor teatral e cenógrafo Frank Burity destacou a funcionalidade e simbolismo do cenário.

“O cenário de ‘Beiço de Estrada’ é funcional e muito interessante. Ele conversa muito bem com a história e cria uma ambientação que sustenta o enredo”, destacou.

Confira imagens do espetáculo ‘Beiço de Estrada’

Este slideshow necessita de JavaScript.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: