VÍDEO: Projeto arquitetônico de ateliê para louceiras de Cajazeiras ganha destaque em toda Paraíba
Fruto do TCC da arquiteta Jessyka Alves, o projeto foi destaque no 2° prêmio de excelência de trabalho de conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo
O Olho Vivo desta quarta-feira (11) recebeu a arquiteta Jessykia Alves que recentemente tem ganhado destaque estadual por projeto arquitetônico desenvolvida para um ateliê destinado às Louceiras do Bairro São José, em Cajazeiras.
O projeto é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jessyka, que é formada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM).
Ela contou que o seu TCC tem como base as Louceiras por acreditar na necessidade de preservação dessa cultura e destacou a importância delas para região.
LEIA TAMBÉM:
“As louceiras do bairro São José são artesãs aqui da cidade que estão há muitos anos carregando esse patrimônio, inclusive elas são Patrimônio Imaterial Cultural da Paraíba. Meu interesse de fazer uma proposta direcionada para elas é que eu sempre via as louceiras expondo suas peças na feira, partilhando calçadas com pedestres, carros e elas expõem suas peças na rua. Meu interesse foi esse: de propor esse projeto de ateliê para que elas pudessem produzir e também expor”, disse.
O trabalho visa desenvolver um anteprojeto arquitetônico para um ateliê destinado às louceiras oferecendo um espaço adequado para produção e exposição das peças artesanais, fundamentais para preservar e valorizar essa tradição cultural.
Para integrar tradição e sustentabilidade, o projeto utiliza tijolos de solo-cimento, destacando o barro como elemento central e refletindo a relação entre natureza, cultura e território. A edificação foi planejada com princípios de arquitetura bioclimática, adaptando-se ao clima semiárido por meio de um telhado “borboleta” que favorece a ventilação natural, além de cobogós estrategicamente posicionados para intensificar a ventilação cruzada.
Por enquanto o ateliê das louceiras está apenas no papel, mas Jessyka almeja que um dia possa se torna realidade.
“Seria importante se tivesse, realmente, um interesse do poder público para poder pôr em prática esse projeto. Quando eu me aproximei das louceiras tudo que elas precisavam era de um espaço para que elas pudessem expor, elas atualmente têm um galpão que fica no Bairro São José, mas o galpão também está necessitando de restauro”, explicou.
O trabalho de Jessyka ganhou destaque estadual quando ficou entre os primeiros colocados do 2° Prêmio de Excelência de Trabalho de Conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo, prêmio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU-PB) que ela irá receber no dia 13 de dezembro em na capital João Pessoa.
“Eu fiquei muito feliz por esse prêmio porque é um projeto que eu acredito muito, através do exercício do projeto arquitetônico poder fazer parte disso, de salvaguardar um patrimônio que é muito importante para nossa região. E ser reconhecido entre todos os TCCs da Paraíba, de projeto arquitetônico do curso de Arquitetura e Urbanismo, me deixou muito feliz e eu espero muito que esse projeto um dia possa ser materializado”, pontuou.
Acompanhe o trabalho de Jessyka Alves pelo seu perfil oficial no instagram o @jessyka.asousa e @coletivo_mundi.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário