Energisa explica como é calculado o valor da conta de luz
Ao entender melhor a composição da tarifa, clientes podem acompanhar o consumo e evitar gastos extras
Uma dica para consumir energia elétrica de forma mais eficiente é entender melhor como a conta de luz é elaborada. O primeiro passo é saber como funciona o sistema nacional de energia no país para melhor compreender quais são os fatores que contribuem na composição da tarifa. Assim, conhecendo detalhes importantes da conta, o consumidor tem a vantagem de acompanhar seu consumo e verificar como pode evitar gastos extras no seu dia a dia para economizar todo mês.
O preço da tarifa é estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que define as regras e fiscaliza o setor elétrico no Brasil. Os processos de reajuste ou revisão tarifária são definidos pela Aneel a partir de normas e metodologias bem definidas e olhando para o cenário individual de cada concessionária.
De forma simples, é possível separar o sistema de energia em três etapas básicas: a geração da energia, a transmissão dessa energia para as cidades e, por último, a sua distribuição que chega no consumidor final, incluindo residências e estabelecimentos comerciais ou industriais. Todas essas transações são consideradas na composição da tarifa. Os detalhes dessa divisão podem ser acompanhados direto na conta.
DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário