header top bar

section content

VÍDEO: Azul suspende voos no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte e impacta aviação no Nordeste

A companhia justifica a medida devido ao aumento dos custos operacionais, à valorização do dólar e às dificuldades na cadeia de suprimentos aeronáuticos

Por Priscila Tavares

10/01/2025 às 18h12

A Azul Linhas Aéreas anunciou a suspensão de voos em nove bases, afetando diretamente a aviação regional e sub-regional em quatro estados do Nordeste. As cidades impactadas são localizadas no Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte, com a companhia justificando a medida devido ao aumento dos custos operacionais, à valorização do dólar e às dificuldades na cadeia de suprimentos aeronáuticos.

No Ceará, a Azul Conecta, subsidiária da Azul, interromperá suas operações nos aeroportos de Sobral, São Benedito, Crateús e Iguatu. No Maranhão, as cidades de São Luís e Barreirinhas também perderão os voos da Conecta. Já no Piauí, os voos da Conecta em Parnaíba serão descontinuados, e a Azul suspenderá a operação entre São Raimundo Nonato e Recife. No Rio Grande do Norte, a cidade de Mossoró, que mantinha voos diretos para Recife, também será afetada.

Consequências para o Rio Grande do Norte

A suspensão de voos em Mossoró, cidade com mais de 300 mil habitantes, é particularmente preocupante, já que o aeroporto local operava desde 2018 com a rota para Recife. A Azul destacou que, apesar de uma média de ocupação de 82% em 2024, o aumento dos custos operacionais e a falta de infraestrutura adequadas ao aeroporto local resultaram no fim da conexão.

Situação no Maranhão, Piauí e Ceará

As operações da Azul Conecta em Barreirinhas e São Luís, no Maranhão, registravam baixa ocupação, com uma média de 27%, enquanto os voos para Parnaíba, no Piauí, também enfrentavam dificuldades, com taxa de ocupação inferior a 70%. A aérea mencionou que o único destino mantido pela Azul Conecta na região será Fortaleza-Jericoacoara, no Ceará, que continua sendo uma rota com desempenho satisfatório.

Além da perda de voos em cidades do Nordeste, a suspensão de rotas também se soma a um movimento similar em outros estados, como a Paraíba, que viu uma redução significativa de voos em Campina Grande, onde a Azul havia lançado um mini-hub em 2022. Em Patos e Cajazeiras no Sertão do estado, também houveram diminuição do número de voos, mas a Azul mantém operando.

Cidades afetadas pela suspensão de voos:

  • Ceará: Sobral, São Benedito, Crateús, Iguatu (Azul Conecta)
  • Piauí: Parnaíba (Azul Conecta), São Raimundo Nonato (Azul)
  • Maranhão: São Luís, Barreirinhas (Azul Conecta)
  • Rio Grande do Norte: Mossoró (Azul)

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: