Programa de Formação de Professores da UEPB já beneficiou mais de 26 mil docentes da rede pública
186 municípios polarizados pelos campus de Patos, Catolé do Rocha, Guarabira, Monteiro e Campina Grande.
Historicamente, a falta de formação de professores que atuam na chamada rede básica de ensino se constituiu em um dos crônicos problemas que afligem a educação brasileira. Muitos professores no exercício da profissão se dirigiam para as salas de aula ser ter o curso superior e, consequentemente, a formação inicial adequada para o magistério. Até o ano passado, quase 40% do total de professores da rede pública do Brasil estavam nessa situação, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Na Paraíba, essa realidade tem sido transformada e a lacuna preenchida graças a ação efetiva da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
A Instituição, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), vem desenvolvendo desde 2011 cursos de licenciatura (formação inicial) de professores com vistas a contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Hoje, a UEPB está presente nos mais longínquos recantos do Estado qualificando professores e ajudando a melhorar os índices educacionais em todas regiões paraibanas.
VÁRIAS REGIÕES
Atualmente, a UEPB atende pelo programa, gerenciado pela Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD), um total de 186 municípios polarizados pelos câmpus de Patos, Catolé do Rocha, Guarabira, Monteiro e Campina Grande. No total, 430 escolas são contempladas pelos cursos de licenciatura em Educação Física, Pedagogia e Filosofia. Em Patos estão sendo beneficiadas 70 escolas; 17 em Catolé do Rocha; 17 em Monteiro; 104 em Guarabira e 222 escolas em Campina Grande. Atualmente, 17 turmas estão em pleno funcionamento, sendo nove de Pedagogia e oito de Educação Física.
As aulas acontecem sempre aos sábados em seis das oito cidades onde a UEPB tem Câmpus. Em Campina Grande, as turmas do PARFOR funcionam na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó. “O PARFOR funciona nos câmpus da Universidade e tem todo um alcance das cidades circunvizinhas. Temos um total de atendimento de escolas muito significativo, que é diretamente vinculado a um atendimento na base”, salientou a pró-reitora Eliane Moura.
Em cerca de seis anos de funcionamento, o Programa de Formação de Professores já beneficiou um total de 26.458 alunos professores que, agora, têm formação superior e melhor qualificação para lecionar. Para atingir o objetivo do programa, a UEPB disponibiliza um contingente de mais de 800 professores das diversas áreas do conhecimento, dos quais cerca de 100 são professores mestres e doutores dos departamentos e centros da Instituição.
VAGAS
A ideia da coordenação do PARFOR na UEPB é aumentar substancialmente a quantidade de vagas ofertadas nas diversas áreas das licenciaturas destinadas à formação de professores em exercício. No próximo semestre, o programa será ampliado com a implantação do curso de Licenciatura em Geografia, que vai ofertar mais 350 vagas a serem distribuídas nas cidades de Campina Grande (100), João Pessoa (100), Livramento (50), Lucena (50) e Pombal (50).
Eliane Moura observa que a formação dada pela UEPB por meio do PARFOR influencia diretamente na qualidade do ensino nas escolas dos municípios paraibanos. Com ações como esta, a PROEAD sincroniza-se com a missão da UEPB de disseminar conhecimentos e formar cidadãos, mediante a produção e a socialização do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento educacional e sociocultural da Região Nordeste, particularmente do Estado da Paraíba, em sintonia com o Plano de Desenvolvimento Sustentável Estadual.
Falando com entusiamo sobre esta iniciativa, a professora Eliane Moura enaltece a força de vontade dos professores da UEPB e reafirma que a Universidade tem cumprido o seu papel ao garantir o diploma de curso superior a professores que já atuam na rede pública, mas ainda não haviam conquistado o diploma da licenciatura. Ela também destaca a qualidade do programa, que tem mudado a vida de muitos paraibanos e ressalta que a Universidade continua de portas abertas para os pedagogos, os incentivando a continuar na busca da formação continuada, realizando cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado.
Somente no último semestre, 170 pedagogos concluíram o curso de Licenciatura nos câmpus de Patos, Monteiro, João Pessoa, Campina Grande e Guarabira. A primeira turma de Filosofia também concluiu recentemente o curso. O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) é um programa nacional implantado pela Capes, em regime de colaboração com as Secretarias de Educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além das Instituições de Ensino Superior (IES). O programa destina-se à formação de professores em exercício nos sistemas de ensino municipais e estaduais, para que possam consolidar a formação teórica a partir da reflexão sobre a prática que vivenciam no cotidiano de suas salas de aula.
O PARFOR tem como objetivo induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no país.
PORTAL DIÁRIO com assessoria
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário