Efraim Filho comemora aprovação do ”Novo Fundeb” na Câmara dos Deputados em votação histórica
Ao Portal Diário, o parlamentar disse que o Fundeb “é o principal mecanismo de financiamento da educação básica pública
O deputado federal Efraim Filho (DEM) comemorou a aprovação, na noite desta terça-feira (21), da proposta de emenda à Constituição (PEC) nº 15, de 2015, que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O recurso entrou em vigor em 2007 e expira em dezembro deste ano.
A PEC, aprovada na Câmara como “Novo Fundeb”, amplia o repasse da complementação dos recursos para o fundo por parte da União, de forma escalonada durante seis anos, passando dos atuais 10% para 12% em 2021 até chegar a 23% em 2026, sendo 5% destinados para para a educação infantil.
VEJA MAIS:
Hospitais de três cidades do sertão da Paraíba são contemplados com respiradores, garante Efraim
Ao Portal Diário, o parlamentar disse que o Fundeb “é o principal mecanismo de financiamento da educação básica pública. Além de garantir um patamar mínimo de investimento por aluno em todo o País, reduzindo as desigualdades educacionais, o Fundeb, em razão de seu caráter redistributivo, concretiza a cooperação interfederativa em matéria educacional”.
TRAMITAÇÃO
Como se trata de uma PEC, o Novo Fundeb precisa passar por duas votações nas duas casas do Congresso Nacional. Os dois turnos foram feitos na terça-feira na Câmara – por acordo, não foi preciso aguardar o intervalo de cinco sessões exigidas no processo.
“A primeira etapa foi vencida. Agora temos mais dois turnos no Senado, mas acreditamos na vitória’’, concluiu Efraim.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário