header top bar

section content

Jovem de 15 anos é a única paraibana a passar de fase na Olimpíada Brasileira de Ciência

A Olimpíada Brasileira de Ciências é a competição que seleciona os alunos para representar o nosso país na IJSO (Olimpíada Internacional Júnior de Ciências)

Por Luiz Adriano

01/06/2023 às 12h51 • atualizado em 01/06/2023 às 12h53

À esquerda de Amanda: diretor da escola, e à direita: coordenador das olimpíadas - foto: divulgação

A jovem Amanda Julião de Miranda Gil, de 15 anos de idade, é a única paraibana a ter passado de fase da Primeira Fase da OBC (Olimpíada Brasileira de Ciência) 2023.

Amanda faz o 1ª ano do Ensino Médio na Escola Grupo Gênese de Ensino (GGE João Pessoa), localizada no bairro Miramar, na Capital paraibana.

A jovem conseguiu a classificação na modalidade online. Ao Portal Diário, Amanda disse que ainda não sabe onde será realizada a segunda fase da OBC 2023, mas a data já está certa para o dia 1° de Julho e é possível que ela tenha que ir para Recife, visto que foi a única da Paraíba a conseguir o feito.

A Olimpíada Brasileira de Ciências é a competição que seleciona os alunos para representar o nosso país na IJSO (Olimpíada Internacional Júnior de Ciências).

Estes torneios são disputados anualmente em local itinerante entre estudantes de até 15 anos, avaliados em Física, Química e Biologia simultaneamente.

Em 2023, será realizada a 20ª edição da IJSO, que deve contar com a participação de delegações de mais de 50 países, representando todos os continentes.

Amanda, junto ao coordenador das olimpíadas; diretor da escola; coordenador geral; e seus pais, Roberta e Anahuac – foto: divulgação

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: