VÍDEO: Nordeste tem maioria de notas máximas na redação do Enem 2023, mas nenhum candidato da Paraíba
Piauí e Rio Grande do Norte, com seis cada um, teve a maioria da região Nordeste. No geral, ficaram atrás apenas de São Paulo e Rio
Dos 60 estudantes de todo o Brasil que tiraram nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, 25 são da região Nordeste. Piauí e Rio Grande do Norte, com 6 cada, foram os estados nordestinos com mais notas 1.000 (mil). No geral, eles ficaram atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo, com 7 notas máximas cada um.
4 candidatos da Bahia, 4 do Ceará, 2 de Pernambuco e 3 de Sergipe completam a lista dos candidatos do Nordeste que obtiveram pontuação máxima na redação do exame. Alagoas, Maranhão e Paraíba não tiveram notas máximas.
Na edição anterior do Enem, apenas 18 participantes de todo o Brasil obtiveram esse desempenho. O número de redações nota 1.000 é o maior registrado desde o Enem 2016.
Dos candidatos com nota máxima esse ano, apenas 4 estudam na rede pública de ensino. 1 no Espírito Santo, 1 no Rio de Janeiro, 1 no Rio Grande do Norte e 1 no Tocantins.
Os participantes redigiram um texto sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Rubens Lacerda, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, diz que a relevância do tema da redação permitiu que as pessoas discutissem ele com mais fluidez, o que pode justificar o aumento de notas mil.
Os participantes do Enem 2023 já podem conferir os resultados individuais na Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br. Caso o candidato não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, deve-se clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.
Com as notas em mãos, os participantes agora podem pleitear uma vaga gratuita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou um financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O período de inscrição para o processo seletivo do Sisu 2024 será de 22 a 25 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A inscrição é gratuita e feita apenas pela internet.
O edital do Prouni 2024 será publicado nesta quarta-feira. A consulta a bolsas estará disponível a partir da próxima sexta-feira. As inscrições começarão no dia 29 deste mês e seguirão até 1º de fevereiro. O estudante interessado no ingresso em instituições privadas de ensino superior pode concorrer a bolsas integrais (100%) e parciais (50%).
Sobre o Fies, o ministro da Educação Camilo Santana disse que o programa passará por reformulações já previstas para este ano para definir novas regras do financiamento. As inscrições serão abertas em março.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário