header top bar

section content

VÍDEO: Estudante de Cajazeiras vence concurso Jovem Senador e vai representar a Paraíba no Congresso Nacional

Daniel Cristovão da Silva participará da Semana de Vivência Legislativa em Brasília, de 5 a 9 de agosto, acompanhado pelo seu professor orientador, Daniel Soares Dantas

Por José Dias Neto

25/06/2024 às 15h05

Daniel Cristovão da Silva, estudante da Escola Cidadã Integral (ECI) Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras (9ª GRE), foi selecionado para representar o estado da Paraíba no Programa Jovem Senador 2024. A redação de Daniel, abordando o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”, foi selecionada entre as três escolas finalistas estaduais, sendo elas a ECI Senador Rui Carneiro (14ª GRE) [MAMANGUAPE] e a ECIT Monsenhor Vicente Freitas [POMBAL] (13ª GRE).

As finalistas estaduais foram escolhidas entre 268 inscrições no estado.

O cajazeirense participará da Semana de Vivência Legislativa em Brasília, de 5 a 9 de agosto, acompanhado pelo seu professor orientador, Daniel Soares Dantas. Na ocasião, o jovem terá a honra de representar o estado da Paraíba no Congresso Nacional ao lado de outros 26 estudantes representantes dos demais estados e do Distrito Federal, vivenciando o trabalho dos senadores e contribuindo para a elaboração das leis do país.

A redação de Daniel destacou-se por sua profundidade e relevância, refletindo uma compreensão madura dos desafios enfrentados pela democracia no Brasil.

Estudante de Cajazeiras vence o concurso Jovem Senador 2024. Foto: Divulgação

O Programa Jovem Senador é uma iniciativa criada pelo Senado Federal por meio da Resolução 42/2010 que visa promover a reflexão sobre política, democracia e cidadania entre estudantes de escolas públicas de ensino médio de todo o Brasil. Os participantes são selecionados por meio de um concurso de redação, que este ano teve como tema os 200 anos do Senado.

Estudante de Cajazeiras vence o concurso Jovem Senador 2024. Foto: Divulgação

Através da experiência, os jovens têm a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro, além de vivenciar a rotina do Senado Federal. Na ocasião, os jovens senadores vão apresentar suas propostas, que, se aprovadas, seguirão para tramitação no Senado Federal, desde que aceitas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Após a aprovação, as propostas poderão ser oficialmente publicadas no Diário do Senado Federal, dando ainda mais visibilidade às ideias e preocupações dos jovens representantes.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: