VÍDEO: Estudantes de Guiné-Bissau na África fazem intercambio na Escola Técnica de Saúde da UFCG em Cajazeiras
A ETESC investe na internacionalização e na transformação de vidas através da educação. O grupo de alunos chegaram no Brasil no dia 29 de setembro e irão estudar os cursos técnicos de Enfermagem e Saúde Bucal
O Centro de Formação de Professores da UFCG campus Cajazeiras está participando da Cajazeiras Expo Negócios 2024 com um stand montado na maior feira de empreendedorismo do Sertão. Os visitantes que passarem pelo stand da instituição poderão ter acesso aos trabalhos desenvolvidos pela universidade, projetos de extensão, grupos de pesquisa e aos cursos oferecidos.
Na oportunidade a reportagem da TV Diário do Sertão conversou com um grupo de estudantes que vieram diretamente da cidade de Guiné-Bissau, África, pra estudarem na Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETESC).
A professora Romércia Batista destacou trabalho de internacionalização feito pela universidade e da parceria com o país africano.
“Esse é um processo de internacionalização entra a UFCG e a Guiné-Bissau e eles vêm com a intensão de se profissionalizar, porque aonde eles residem é muito pobre com relação a assistência a saúde. Então, eles estão vindo para fazer o curso Técnico de Enfermagem, vão passar dois anos e meio, inclusive residindo na universidade e também vão receber uma bolsa para se custear. É muito bom a gente poder fazer essa parceria junto com outros países, principalmente os países da África”, disse.
No dia 29 de setembro chegaram na terra do Padre Rolim os estudantes Bitam Joaquim Tchongo, Iano Tamba, Fatumata Candé, Nhima Gomes Vermelho, Rosinha Lourenço Siga, Vanuza Domingos Cá, Bidamatche Na Tchende e Alfredo Yala, que irão fazer a partir do próximo semestre, os cursos técnicos de Enfermagem e de Saúde Bucal da ETESC.
“Falando do processo de sair de Guiné para cá, não é um processo tão fácil, mas graças a Deus com o esforço, com a ajuda de Deus conseguimos chegar, estamos aqui em Cajazeiras para fazer o curso técnico de Enfermagem, como também de Saúde Bucal para voltarmos e contribuir, afim de desenvolver, ajuda o setor de saúde do nossos país”, ressaltou Bitam.
A jovem Fatuma falou do processo de mudança de país e da saudade que sente da família, mas destacou a importância de poder ter acesso aos cursos oferecidos pela ETESC.
“É muito importante chegar aqui, passamos muitas coisas, mas alcançamos também o nosso objetivo. Saímos do nosso país, saímos de lá com conhecimentos, mas aqui queremos adaptar a nova realidade, ter novos conhecimentos para voltar para nosso país para dar nossa contribuição”.
A diretora da UFCG de Cajazeiras, a professora Kenia Abrantes falou da importância da educação para transformas vidas.
“A Escola Técnica, que é uma escola premiada inclusive, em tudo que faz, saí na frente com essa iniciativa da internacionalização, de poder através da nossa estrutura, dos nossos professores levar também conhecimento para transformar. O nosso negócio, por isso estamos aqui, é transformas vidas, é transformar realidades”, pontuou.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário