VÍDEO: Wilson Santiago afirma que IF do Sertão é viável e defende que reitoria seja em Sousa ou Cajazeiras
Autor do projeto de lei que dispõe sobre a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão da Paraíba, o deputado federal acredita ser viável, no aspecto orçamentário, o desmembramento e a implantação de uma nova reitoria
Autor do Projeto de Lei 3057/2019, que dispõe sobre a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão da Paraíba – IFSPB, o deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) acredita ser viável, no aspecto orçamentário, o desmembramento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB para implantar uma nova reitoria que iria administrar os campi sertanejos.
Em entrevista ao jornalista Heron Cid no programa Hora H da TV Manaíra, Santiago recordou que o Ministério da Educação no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a dar parecer favorável à criação do IF do Sertão, mas depois alegou que não havia condições de avançar com o projeto por falta de recursos.
“Foram criados alguns institutos, mas não reitorias porque os custos de fazer uma divisão dessa são altos. Mas nós estamos trabalhando nesse sentido. A criação do Instituto Federal do Sertão tem viabilidade, aproxima mais os estudantes dos próprios cursos profissionalizantes e dá uma abrangência maior no estado”, justifica o parlamentar.
LEIA TAMBÉM:
- Wilson Santiago defende Ramal da Transnordestina que interligue Cabedelo ao CE: “A PB não pode ficar de fora”
- Wilson Santiago garante a diretores do IFPB que instituição será prioridade no eixo de emendas da bancada
- VÍDEO: Com Jessier Quirino e várias homenagens, Campus Cajazeiras do IFPB encerra celebração de 30 anos
A Paraíba possui 22 campi do IFPB. Em março desse ano, o Governo Federal anunciou a criação de mais três (em Mamanguape, Sapé e Queimadas), com investimentos estimados em R$ 75 milhões.
“Se você divide para o Sertão, dá até mais condições de gerenciar isso. Essas condições melhor geridas, prestará um melhor serviço ao alunado, como foi quando a Universidade Federal da Paraíba foi dividida com a Universidade Federal de Campina Grande, que abrange o Sertão da Paraíba”, defende Wilson Santiago.
O deputado é adepto de que a reitoria seja sediada no campus de Sousa ou de Cajazeiras. Porém, segundo ele, o parecer do MEC na gestão anterior sugeriu que a sede seja em Patos por questões de abrangência geográfica.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário