VÍDEO: Três projetos de alunos do IFPB Cajazeiras são aprovados para o Campus Mobile, evento da Claro em SP
Pela primeira vez, alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Campus de Cajazeiras do IFPB tiveram projetos aprovados para evento que visa incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores no campo da tecnologia móvel
Pela primeira vez, alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Campus Cajazeiras do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) tiveram projetos aprovados para o Campus Mobile, evento promovido pelo Instituto Claro, entre os dias 9 e 14 deste mês, em São Paulo, que visa incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores no campo da tecnologia móvel. Foram três projetos aprovados: AgroConnect, Reset+ e NOBULLYING.
O projeto AgroConnect, dos alunos Luiz Fernando do Nascimento, Tatiany Albuquerque e Maria Eloisa Félix, é uma plataforma digital que fortalece a agricultura familiar, conectando diretamente pequenos agricultores a consumidores locais. Ele ajuda a superar desafios como falta de acesso a mercados, dependência de intermediários e dificuldades logísticas.
“Tradicionalmente, os pequenos produtores rurais produzem o alimento, buscam alguns intermediadores – onde grande parte do lucro fica retida neles – e esses internediadores levam os produtos até o mercado. Então, o objetivo do AgroConnect é valoriozar mais seus produtos e fazer com que os alimentos cheguem mais barato na mesa do consumidor”, explica Luiz Fernando.
LEIA TAMBÉM:
“A expectativa é a gente conseguir apresentar nosso projeto, trazer o nome do IFPB e do AgroConnect, além de trazer um grande networking pra gente, com oportunidades de trabalho e de investimentos no nosso projeto”, ressalta Maria Eloisa.
O projeto Reset+, dos alunos Islan de Oliveira, Gustavo Pereira e José Henrique da Silva, combina tecnologia, entretenimento e suporte clínico criando um ambiente seguro para que os usuários possam desenvolver estratégias saudáveis que os ajudem a lidar com o vício em jogos de azar, promovendo o bem-estar e a recuperação contínua.
“Nossa aplicação tem o intuito de mostrar que a pessoa pode ser boa em outras coisas. O paciente vai ser influenciado a praticar hábitos saudáveis para ir esquecendo o vício aos poucos, como também nossa plataforma conta com uma sessão de comunidade onde as pessoas podem entrar em contato com outras que estão passando pelo mesmo problema e, assim , ir resolvendo com ofensivas e alguns suportes que iremos mostrar mais na frente”, relata Islan de Oliveira.
O projeto NOBULLYING, dos alunos Matheus Miguel, Kauê Nascimento e Luis Felippe de Oliveira, utiliza um app como aliado no combate ao bullying e assédio nas escolas. “A gente pegou o fluxo de um núcleo que já tem aqui, que é o Núcleo de Combate ao Assédio, e quis agilizar o procedimento”, conta Kauê.
“Esse evento vai trazer um networking muito bom e visibilidade para o projeto. Eu acho que é uma oportunidade muito boa para o crescimento do NOBULLYING”, acrescenta Luis Felippe.
O professor João Paulo destaca que essa é mais uma oportunidade de mostrar a qualidade do ensino e do aprendizado no IFPB de Cajazeiras e utilizar os resultados na prática, promovendo impacto social na região.
“Cajazeiras pode e deve se beneficiar com essas inovações. Nós estamos à disposição dos órgãos municipais, estaduais e ONGs, até porque todos os projetos que foram aprovados são de grande impacto social, e a gente espera que seja disponibilizado logo mais para a comunidade em geral.”
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário