header top bar

section content

VÍDEO: No Mês da Mulher, extensionistas da UFCG aprofundam temas relacionados à classe feminina

Na edição da última segunda-feira (24), uma entrevista com a professora de Direito Penal, Dra. Jônica Marques, aprofundou a temática: "Desafios e avanços na garantia dos direitos das mulheres no Brasil"

Por Luiz Adriano

27/03/2025 às 09h52 • atualizado em 27/03/2025 às 10h00

Na última segunda-feira (24), foi exibido mais um programa de extensão pela TV Diário do Sertão. O programa “O Direito ao Alcance de Todos”, realizado em parceria com o projeto de extensão do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG – Campus Sousa, teve como tema “Desafios e avanços na garantia dos direitos das mulheres no Brasil”.

Na apresentação do programa, as extensionistas Maylla Beatriz e Sthephany Gabriella ressaltaram que, ao longo da história, as contribuições das mulheres muitas vezes foram desvalorizadas ou ignoradas, apesar de sua influência fundamental em diversas áreas. Nos últimos anos, no entanto, tem ocorrido um importante resgate dessas histórias, evidenciando o papel central das mulheres na formação das sociedades.

Elas também destacaram os avanços conquistados pelas mulheres nas últimas décadas, com ênfase em áreas como direitos civis, educação, mercado de trabalho, ciência, cultura e esporte. Embora as normas legislativas tenham sido fundamentais para a garantia desses direitos, enfatizaram a necessidade de novos avanços sociais e jurídicos para assegurar plenamente os direitos das mulheres, conforme previsto na Constituição Federal de 1988. Além disso, reforçaram a importância de as mulheres se apoiarem mutuamente, combatendo a violência e a desigualdade, e buscando ajuda em delegacias, serviços sociais ou órgãos especializados em apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade. Tendo como principal objetivo garantir que seus direitos sejam verdadeiramente respeitados.

Extensionistas do Curso de Direito da UFCG – campus Sousa – Programa “O Direito ao alcance de todos”, na TV Diário do Sertão

Entrevista – Para aprofundar a discussão, mais uma extensionista, Geovana Antônia conduziu uma entrevista esclarecedora com a professora de Direito Penal, Dra. Jônica Marques. Durante a conversa, a professora explicou como o direito penal pode ser uma ferramenta importante para auxiliar as mulheres, garantindo maior acesso à justiça, segurança e proteção, além de promover condições sociais melhores e mais igualdade no âmbito acadêmico e no mercado de trabalho.

Professora de Direito Penal, Dra. Jônica Marques – Foto: divulgação

Um dos pontos destacados foi a questão do feminicídio, que continua sendo uma realidade alarmante no Brasil, colocando o país em 5º lugar no ranking mundial de feminicídios. A professora também enfatizou a relevância dos avanços legislativos voltados para a melhoria das condições de vida das mulheres, especialmente em relação à segurança no ambiente doméstico. Ao final da entrevista, a docente ressaltou que, além dos avanços legais, é crucial que a sociedade se conscientize sobre o machismo e entenda que a mulher não é submissa nem inferior ao homem. Essa mentalidade social, ainda prevalente, é uma das principais causas da violência doméstica que continua a ser uma realidade no cotidiano brasileiro.

O programa “O Direito ao Alcance de Todos”, transmitido na última segunda-feira (24), foi apresentado pelas extensionistas Maylla Beatriz, Sthephany Gabriella e Geovana Antônia, sendo esta última a responsável pela condução da entrevista com a professora Jônica Marques.

Programa “O Direito ao alcance de todos”, na TV Diário do Sertão

O PROGRAMA

O programa “O Direito ao Alcance de Todos” visa educar e conscientizar a população sobre seus direitos fundamentais. Em parceria com um projeto de extensão do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG – Campus Sousa, o programa oferece uma abordagem acessível e dinâmica para discutir temas jurídicos.

“O Direito ao alcance de todos” acontece toda segunda-feira, das 17h às 18h na TV Diário do Sertão. A cada programa os telenautas têm a oportunidade de tirar suas dúvidas com profissionais qualificados.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: