VÍDEO: UFCG de Cajazeiras abre novo curso de Licenciatura em Educação do Campo com 40 vagas disponíveis
Professor Dr. Wiama Lopes, coordenador do curso, detalhou as condições da seleção e destacou os objetivos e o público-alvo da nova graduação em entrevista ao programa Olho Vivo
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio do Centro de Formação de Professores (CFP), campus Cajazeiras, anunciou a abertura de inscrições para o novo curso de Licenciatura em Educação do Campo. Com 40 vagas disponíveis, o curso integra o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As inscrições estão abertas até o dia 15 de abril.
Professor Dr. Wiama Lopes, coordenador do curso, detalhou as condições da seleção e destacou os objetivos e o público-alvo da nova graduação em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão. Segundo ele, podem se inscrever candidatos que possuam certificado de conclusão do Ensino Médio e que tenham vínculo com a agricultura familiar ou com cooperativas e associações rurais. Além disso, a seleção é voltada também para indígenas, quilombolas, pardos, pretos e pessoas surdas, público tradicionalmente atendido pela educação inclusiva.
Lopes ressaltou que a maior parte das vagas será destinada a candidatos com “vinculação orgânica” com movimentos e organizações do campo, como cooperativas, associações, sindicatos de trabalhadores e movimentos agroecológicos. “É prioridade para aqueles que têm esse vínculo com a agricultura familiar e as organizações rurais. Porém, caso as vagas não sejam preenchidas, elas serão abertas para o público em geral”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
Outra novidade do curso é o auxílio-permanência de R$ 700 mensais, oferecido pelo Governo Federal. O valor será destinado aos graduandos e graduandas durante todo o período do curso, que tem duração de quatro anos. O objetivo do benefício é auxiliar na permanência dos estudantes na universidade, facilitando a frequência e o acompanhamento das atividades acadêmicas.
O curso de Licenciatura em Educação do Campo tem como objetivo formar professores capacitados para atuar nas escolas do campo, com ênfase nas questões relacionadas à educação rural, à agroecologia e aos movimentos sociais. A iniciativa visa ampliar o acesso ao ensino superior para a população do campo, proporcionando uma educação inclusiva e voltada para as especificidades da vida rural.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário