Creches têm mais crianças negras do que brancas pela 1ª vez
Dados foram divulgados nessa quarta (9) pelo Censo Escolar do MEC

A porcentagem de crianças negras (40,2%) em creches brasileiras superou, no ano passado, a de brancas (38,3%) pela primeira vez na história.
Os dados foram divulgados nessa quarta-feira (09), no Censo Escolar 2024, pelo Ministério da Educação (MEC).
Em 2023, por exemplo, eram 35,1% brancas e 34,7% negras.
Nas creches públicas, especialmente, houve maior elevação de crianças negras: passaram de 38% para 45%.
De acordo com a especialista Mariana Luz, diretora executiva da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (entidade que atua pelos direitos da infância), trata-se de um percentual significativo e importante.
No entanto, a diretora da entidade alerta para o fato de que essa elevação não é suficiente e poderia ser maior em vista da necessidade de um processo histórico de reparação.
Segundo a especialista, torna-se necessária a busca ativa de crianças negras para garantir o direito de estarem na sala de aula.
No cenário brasileiro, a maior quantidade de crianças está em creches públicas (66%).
Mariana Luz diz que há uma boa notícia de que o Brasil vem numa crescente de matrículas na educação infantil, primeiras etapas da educação básica.
“Elas são fases estruturantes para o processo de desenvolvimento da criança. A da primeira infância, que compõe essas duas etapas escolares, é uma fase onde há um pico de desenvolvimento”, observa a especialista.
A fase da educação infantil, de acordo com Mariana Luz, é quando o cérebro está “a todo vapor” e fazendo um milhão de conexões por segundo.
Até os seis anos de idade, 90% do cérebro se constituem.
Entre os impactos da presença das crianças na educação infantil, há, segundo Mariana Luz, o estímulo ao processo cognitivo e socioemocional e, no futuro, reflexos econômicos para as pessoas.
Para ela, é necessário priorizar e considerar urgente essa fase de tendência de garantia do acesso.
De forma geral, em relação à creche, o número de matrículas cresceu em 1,5% e 59% das crianças estão em tempo integral.
No entanto, a especialista analisa que houve, a par dos crescimentos pontuais, uma estagnação das matrículas em creche.
“Embora não tenha havido retrocesso, a melhora não é significativa”.
O Plano Nacional de Educação prevê uma meta de 50% das crianças em creches, mas essa porcentagem ainda está em 38,7%.
Outro alerta trazido no censo é que em relação à pré-escola, houve queda de 0,6%.
“Quando a gente olha para as crianças que estão fora da pré-escola, notadamente são aquelas em maior vulnerabilidade socioeconômica”.
São essas crianças, conforme analisa a especialista, que mais iriam se beneficiar da inserção na escola em ambiente de aprendizagem, de desenvolvimento e proteção.
A responsabilidade com a educação infantil é da gestão municipal.
No entanto, Mariana Luz lembra que deve se levar em consideração o pacto federativo para que os estados e também a União possam garantir a entrega desse serviço com qualidade, infraestrutura e professores qualificados.
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