VÍDEO: Casa da Cidadania em Cajazeiras oferta oito serviços, emite documentos e cadastra para empregos
O órgão oferece serviços de diversas entidades, a exemplo da Receita Federal e Estadual, delegacia, Cagepa e PBPrev
Em entrevista ao programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, o gerente operacional da Casa da Cidadania de Cajazeiras, Rogério Lopes, explicou como é o funcionamento do órgão na Terra do Padre Rolim. Rogério destacou que oito serviços são oferecidos no local: Delegacia de Polícia, Jucep (Junta Comercial do Estado), Sine (Sistema Nacional de Emprego), IPC (Instituto de Polícia Científica), Procon (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor), Receita Federal, Cagepa (Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba) e PBPrev (Paraíba Previdência).
A Casa da Cidadania é muito procurada por cidadãos que desejam emitir a nova carteira de identidade, a CIN (Carteira de Identificação Nacional). Rogério disse que não há limite de atendimentos na segunda, terça e quarta-feira, e quem desejar obter a CIN basta levar a certidão de nascimento, no caso de solteiros; os casados devem levar a certidão de casamento, no horário das 8h às 13 horas. Segundo Lopes, a emissão da CIN é gratuita.
“Custo zero. Vem, faz o agendamento, não precisa sair de casa na madrugada nem do dia agendamento, nem do dia do atendimento, porque as portas do shopping só abrem após às oito horas, e é esse horário que a gente começa. Durante estes três primeiros dias úteis é sem limite de senhas”, disse Rogério.
LEIA TAMBÉM:
Novo modelo de identidade do Brasil, que substituirá o Registro Geral (RG), CIN é um documento seguro, com número único (CPF) e padrão nacional. De acordo com o gerente, só o IPC, que é o responsável pela emissão das carteiras, faz cerca 700 atendimentos por mês.
O órgão também oferece oportunidades a quem está à procura de emprego, através do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Quem estiver sem trabalhar, pode deixar o currículo no órgão, que fica no térreo do Shopping Cajazeiras, na Rua Comandante Vital Rolim, S/N, Centro. Conforme explica Rogério, a entrega só pode ser feita de forma presencial.
“A pessoa que está procurando emprego, prepare o seu currículo dizendo o que almeja, qual é a sua área, digamos: motorista, cozinheiro, auxiliar, secretária, enfim, qualquer que seja o seu interesse no mercado de trabalho, o currículo é direcionado e arquivado aqui no Sine, e quando a empresa vem à busca, nós já temos todo o seu histórico. Isso é uma negociação entre a empresa e a pessoa que busca a vaga de trabalho”, detalhou.
Rogério explica que no caso das empresas que precisarem do serviço, devem procurar o diretor do Sine, e que o número de empregados através desse programa do Governo do Estado chegou a ganhar até de cidades maiores. “Devem buscar o diretor Dr. Danilo Camargo, que faz um trabalho com decência. Já conseguimos até ganhar de Campina Grande. Então isso é um destaque.”
Outro serviço importante é a Receita Federal, que está de volta a Cajazeiras, agora funcionando também na Casa da Cidadania. “Nós tínhamos uma agência em Cajazeiras e perdemos, ela foi fechada. Já na minha gestão, nós conseguimos, através do Governo do Estado, o resgate e hoje funciona normalmente aqui na Casa da Cidadania”, explica Rogério.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário