Na Paraíba, 80% dos deputados e senadores eleitos são de famílias políticas
Das 50 vagas no poder legislativo, 40 foram ocupadas por pessoas com parentes que já tiveram cargos eletivos.
Paraibanos com laços familiares na política ocuparam 80% das cadeiras – 40 do total de 50 – na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Câmara Federal e Senado, nas Eleições 2018. Apesar da renovação de 50% da bancada na bancada federal e dos 15 novos deputados estaduais eleitos, a mudança na configuração do legislativo se deve mais a uma “dança das cadeiras” do que à eleição de sobrenomes desconhecidos na política. Para as duas vagas no Senado Federal, por exemplo, dois herdeiros políticos foram eleitos – Vital do Rêgo e Ribeiro.
Na disputa entre os “clãs” tradicionais, as principais mudanças ocorreram entre os Cunha Lima, que tinham três cargos (senador, deputado federal e deputado estadual), mas ficaram apenas com um (Pedro Cunha Lima, reeleito para federal), e os Maranhão, que antes tinham dois cargos (senador e deputado federal) e apenas mantiveram a vaga no senado de Zé Maranhão, eleito em 2014. Veja abaixo quem são as famílias eleitas na Paraíba em 2018.
Senado: duas vagas, duas famílias
Os dois candidatos eleitos pela Paraíba para ocupar as duas cadeiras que estavam em disputa no Senado, Veneziano e Daniella, são ligados a famílias políticas com larga história no estado. Vital do Rêgo e Ribeiro, dois grupos sanguíneos políticos venceram a disputa para o Senado, deixando de lado outros concorrentes que também pertenciam a famílias políticas, como Cássio Cunha Lima (filho do ex-governador Ronaldo Cunha Lima e pai do deputado federal Pedro Cunha Lima) e Roberto Paulino (filho do ex-prefeito de Cuitegi, Antônio Paulino Filho, pai do deputado estadual Raniery Paulino e marido da ex-prefeita de Guarabira, Fátima Paulino).
Veneziano (PSB): Deputado federal, Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto foi eleito senador pelo PSB no último domingo (7). Neto do ex-governador Pedro Gondim, filho do ex-deputado federal Vital do Rêgo e irmão do ex-deputado, ex-senador e atual ministro do TCU, Vital do Rêgo Filho.
Daniella Ribeiro (PP): Ex-vereadora e atualmente deputada estadual, Daniella Ribeiro é filha do ex-prefeito e atual vice-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro, irmã do deputado federal reeleito Aguinaldo Ribeiro (PP), e mãe do vereador de Campina Grande Lucas Ribeiro.
Câmara Federal: 12 vagas, apenas dois ‘sem sobrenome’
A bancada federal da Paraíba na Câmara está formada por 10 deputados que representam, em algum grau, alguma família política. Em termos percentuais, 83% dos deputados federais paraibanos eleitos são provenientes ou líderes de algum clã político do estado. Apenas dois, Frei Anastácio (PT) e Julian Lemos (PSL), vão representar os paraibanos no Congresso sem terem ligação com nenhum parente que exerceu cargo político eletivo.
Gervásio Maia (PSB): O deputado federal mais votado nas eleições 2018 na Paraíba é herdeiro político e sanguíneo do pai, Gervásio Maia, que foi deputado estadual e secretário de finanças de João Pessoa até o falecimento em 2007, e neto de João Agripino Maia, governador da Paraíba entre 1966 e 1971.
Aguinaldo Ribeiro (PP): Deputado federal reeleito, Aguinaldo Ribeiro é filho de Enivaldo Ribeiro, que foi prefeito de Campina Grande, deputado estadual e deputado federal e atualmente é vice-prefeito de Campina Grande na gestão de Romero Rodrigues (PSDB). É irmão de Daniella Ribeiro, deputada estadual e que no domingo (7) foi eleita senadora pela Paraíba.
Wellington Roberto (PR): Mais um deputado federal reeleito, Wellington é o líder de mais uma família de políticos. Pai de Bruno Roberto, que foi candidato a vice-governador na chapa com o senador José Maranhão (MDB), e pai também de Caio Roberto, deputado estadual reeleito no domingo (7). É deputado federal desde 2011.
Dr. Damião (PDT): Deputado federal reeleito, Damião Feliciano é marido da vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, que também foi reeleita no domingo na chapa com João Azevêdo. Está no cargo desde 2011.
Hugo (PRB): Mais um deputado federal reeleito no domingo. Hugo Motta é filho de Nabor Wanderley, ex-prefeito da cidade de Patos, no Sertão. Neto de Edivaldo Fernandes Motta, deputado federal pela Paraíba, e de Francisca Motta, deputada estadual e prefeita afastada de Patos.
Wilson Santiago (PTB): Assumiu o legado político do filho, Wilson Filho (PTB), que abriu mão da reeleição e foi eleito deputado estadual no domingo (7).
Pedro Cunha Lima (PSDB): Deputado federal reeleito no domingo, Pedro é filho do atual senador e ex-governador, Cássio Cunha Lima, e neto do igualmente ex-senador e ex-governador Ronaldo Cunha Lima. Pedro Cunha Lima é primo de Bruno Cunha Lima, candidato a deputado federal que não foi eleito e de Arthur Cunha Lima, candidato a deputado estadual que também não conseguiu se eleger.
Efraim Filho (DEM): Mais um que conseguiu se reeleger para o Congresso Federal. É filho de Efraim Morais, ex-deputado federal, ex-senador e ex-secretário de infraestrutura da Paraíba entre 2011 e 2014.
Edna Henrique (PSDB): Eleita pela primeira vez deputada federal, foi prefeita da cidade de Monteiro por duas vezes e, é esposa do deputado estadual reeleito João Henrique (PSDB).
Ruy Carneiro (PSDB): Neto do ex-senador Rui Carneiro, foi vereador de João Pessoa por duas vezes, deputado estadual por três vezes, e deputado federal uma vez. Tinha sido candidato a vice-governador em 2014 e, agora, volta à Câmara Federal.
Assembleia Legislativa da Paraíba: 36 vagas, 28 ocupadas por parentes
Dos 36 deputados estaduais eleitos, apenas oito não têm familiares tradicionais que já ocuparam cargos eletivos na política paraibana: Cida Ramos (PSB), a candidata mais votada para deputada estadual, Cabo Gilberto Silva (PL), Dr Erico (PPS), Eduardo Carneiro (PRTB), Estela Bezerra (PSB), Junior Araujo (AVANTE), Inácio Falcão (PCdoB) e Wallber Virgolino (PATRI).
Adriano Galdino (PSB): É o chefe do clã Galdino, de Pocinhos, no Agreste paraibano. Foi prefeito do município por três mandatos. O sobrinho Arthur Galdino também foi prefeito da mesma cidade.
Anderson Monteiro (PSC): Filho de Arnaldo Monteiro, deputado estadual que estava no terceiro mandato na Assembleia Legislativa, e da ex-deputada Lucinha Monteiro. Anderson também já foi prefeito de Esperança.
Bosco Carneiro (PPS): Deputado estadual reeleito, João Bosco Carneiro Júnior foi prefeito por duas vezes de Alagoa Grande. É filho do também ex-prefeito de Alagoa Grande e ex-deputado estadual João Bosco Carneiro.
Branco Mendes (PODE): O pai, Agenor Mendes Pedrosa, foi vice-prefeito da cidade de Aguiar, e o irmão, Chico de Agenor, foi vereador e prefeito do mesmo município. O sobrinho Renato Mendes é prefeito de Alhandra. É deputado estadual desde 2007.
Buba Germano (PSB): deputado reeleito, ex-prefeito de Picuí e casado com a ex-deputada estadual Gilma Germano.
Caio Roberto (PR): filho do ex-senador e atual deputado federal Wellington Roberto e irmão do candidato a vice-governador Bruno Roberto (PR). Segue no cargo desde 2011, quando se candidatou pela primeira vez e foi eleito.
Camila Toscano (PSDB): Filha do ex-deputado estadual (por cinco mandatos) e atual prefeito reeleito de Guarabira, Zenóbio Toscano, e da ex-deputada e ex-prefeita Léa Toscano. Foi candidata pela primeira vez (e eleita deputada estadual) em 2014.
Chió (REDE): Melchior Batista da Silva foi prefeito de Remígio por duas vezes, é irmão de ex-secretário estadual de Agricultura e ex-vereador de Remígio, Marenilson Batista.
Doda de Tião (PTB): Filho do ex-prefeito de Queimadas, Tião do Rêgo, e irmão do ex-vereador e atual prefeito do mesmo município, Carlinhos de Tião.
Drª Paula (PP): Paula Francinete Lacerda Cavalcanti de Almeida nunca teve cargo eletivo, mas esteve à frente da secretaria de Saúde do município de Cajazeiras na gestão do marido dela, José Aldemir Meireles (PP). Atual prefeito, ele já foi deputado federal por um mandato e deputado estadual da Paraíba por três vezes. Em 2008, Paula já concorreu como vice-prefeita de Cajazeiras.
Dr Taciano Diniz (AVANTE): Taciano Luis Barbosa Diniz nunca teve cargo eletivo, mas faz parte de uma família de ex-vereadores e ex-prefeitos de sua cidade natal, Curral Velho. Em 2016, concorreu ao cargo de prefeito da cidade, pelo PR, mas não foi eleito.
Edmilson Soares (PODE): Pai do vereador de João Pessoa, Tanilson Soares.
Felipe Leitão (PATRI): Já foi vereador de João Pessoa duas vezes, é filho do ex-deputado estadual Mikika Leitão e sobrinho do ex-deputado federal Inaldo Leitão.
Galego de Souza (PP): tio do ex-prefeito de São Bento, Gemilton Souza.
Genival Matias (AVANTE): Reeleito, é irmão do prefeito de Juazeirinho, Bevilacqua Matias Maracajá, e pai da vice-prefeita Anna Virgínia de Brito Matias.
Hervazio Bezerra (PSB): Pai de Leo Bezerra, vereador de João Pessoa.
João Gonçalves (PODE): Reeleito, é irmão da ex-prefeita de São José dos Ramos, Maria Aparecida Rodrigues de Amorim.
João Henrique (PSDB): marido da ex-prefeita de Monteiro e deputada federal reeleita Edna Henrique.
Jeová Campos (PSB): Reeleito, é primo de Chico Mendes, prefeito de São José de Piranhas.
Manoel Ludgério (PSD): É casado com a vereadora de Campina Grande, Ivonete Almeida Ludgério, e pai da ex-prefeita de Barra de Santana, Anna Ludgério.
Moacir Rodrigues (PSL): Moacir Barbosa da Veiga Filho nunca teve cargo eletivo, mas é irmão do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB). Já foi secretário executivo da Interiorização da Ação do governo da Paraíba e presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Em 2008 foi candidato a vereador de Campina Grande e renunciou à candidatura.
Nabor (PRB): Nabor Wanderley da Nóbrega Filho é filho de ex-prefeito de Patos, Nabor Wanderley e pai do deputado federal Hugo Motta.
Pollyana Dutra (PSB): Ex-prefeita de Pombal, foi casada com o ex-prefeito falecido Jairo Feitosa. Atualmente, é casada com o prefeito de Brejo do Cruz, Francisco Dutra Sobrinho (Barão).
Raniery Paulino (MDB): No cargo desde 2007, é filho do ex-governador da Paraíba, Roberto Paulino, e da prefeita de Guarabira, Fátima de Aquino Paulino. É neto do ex-prefeito de Cuitegi, Antônio Paulino Filho.
Ricardo Barbosa (PSB): Reeleito, é filho de Maria Barbosa, a primeira vereadora eleita na cidade de Campina Grande.
Tião Gomes (AVANTE): Irmão de Paulo Gomes, ex-prefeito de Areia por dois mandatos.
Tovar (PSDB): Reeleito, Tovar Correia Lima é genro do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fernando Catão, ex-suplente de senador. A esposa de Tovar é prima do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, e do senador Cássio Cunha Lima.
Wilson Filho (PTB): abriu mão de disputar a reeleição para deputado federal e deu lugar ao pai, Wilson Santiago (PTB), que também foi eleito.
Fonte: Portal Diário com G1PB - https://g1.globo.com/pb/paraiba/eleicoes/2018/noticia/2018/10/10/na-paraiba-80-dos-deputados-e-senadores-eleitos-sao-de-familias-politicas.ghtml
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário