Projeto institui na Paraíba a política estadual da saúde do homem
De acordo com a deputada, para execução do projeto, o Governo do Estado poderá estabelecer parcerias com organismos federais e municipais
Tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) um projeto de lei, apresentado pela deputada Doutora Paula (Progressista), que institui a política estadual da saúde do homem com o objetivo de ampliar a conscientização quanto a fatores peculiares à saúde masculina, em especial na população com mais de 40 anos.
“Chegou a hora do homem aprimorar-se, cuidar da sua saúde física, quanto aos males que são inerentes à sua existência. Por isso, além de realizar exames clínicos e laboratoriais, cirurgias e de prescrever remédios, é vital educar o homem para cuidar da sua saúde. Com esse projeto, acreditamos que é possível alcançarmos o mesmo êxito quanto a saúde da mulher”, destacou a deputada, pedindo o apoio dos colegas deputados pela aprovação da matéria.
Entre os objetivos estão ainda a desmistificação de procedimentos médicos estigmatizados; a educação do homem para que cuide da saúde e desenvolva o hábito de realizar exames frenquentes; difundir informações, de forma simplificada, sobre as doenças que acometem os homens; difundir informações sobre planejamento familiar, métodos contraceptivos; desenvolver programas de informação e educação para adolescentes; além da realização exames clínicos de resultados imediatos, tais como verificação de pressão arterial, glicemia e colesterol.
De acordo com a deputada, para execução do projeto, o Governo do Estado poderá estabelecer parcerias com organismos federais e municipais, universidades públicas e privadas, grêmios estudantis, sindicatos e demais entidades da sociedade civil organizada.
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário