header top bar

section content

90% do lixo reciclado vem dos catadores e Famup lança projeto de valorização em 27 municípios paraibanos

Na Paraíba, em 60% dos locais em que são destinados os resíduos sólidos, há presença de catadores

Por José Dias Neto

15/02/2020 às 16h20 • atualizado em 15/02/2020 às 16h21

Os catadores de material reciclável desempenha importante papel nas cidades. Foto: Reprodução da internet

Cerca de 90% de todo o lixo reciclado no Brasil são coletado pelos catadores, é o que aponta dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Na Paraíba, em 60% dos locais em que são destinados os resíduos sólidos, há presença de catadores, que vêem no lixo uma oportunidade financeira e auxiliam de maneira eficaz na preservação do meio ambiente.

Visando a valorização dos catadores no mercado de trabalho e identificando a fonte de riqueza por meio do uso inteligente dos resíduos sólidos, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) vai apresentar, nesta segunda-feira (17), o projeto ‘Reciclo – Despertando os Municípios’.

O projeto, que será realizado pela Famup, tem como pilares: educação ambiental, saúde pública, valorização e capacitação dos catadores de recicláveis. Conforme o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, no Brasil, há aproximadamente 800 mil profissionais do tipo em atividade.

O ‘Reciclo’ – Despertando Municípios’ foi selecionado para receber recursos do Fundo de Direitos Difusos da Paraíba (FDD/PB), do Ministério Público Estadual.

No total 27 municípios serão beneficiados com a iniciativa, que terá o envolvimento da sociedade, por meio da participação de alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de ensino da Paraíba. Também haverá profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social dos 27 municípios que vão aderir ao Reciclo.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: