VÍDEO: Médico oncologista responde se câncer tem cura e destaca a importância do diagnóstico precoce
O profissional destacou o avanço no tratamento da doença no Estado da Paraíba e também enfatizou que o apoio da família aos pacientes com câncer é fundamental
O médico sousense e diretor do Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa, o oncologista Cícero Ludgero, prestou entrevista ao Sistema Diário de Comunicação e falou sobre o diagnóstico de câncer. Segundo ele, há sim cura para a doença, mas não para todos os tipos. De acordo com o profissional, é necessário levar em consideração alguns pontos relevantes.
Dr. Cícero disse que a cura do câncer depende muito de quando é descoberto o diagnóstico, caso seja precoce, nas fases iniciais, e desde que seja feito um tratamento adequado por especialistas, há sim chances de obter a cura.
O médico apontou os avanços da tecnologia como pontos fundamentais para o tratamento de câncer.
LEIA TAMBÉM:
“Tivemos muitos avanços na oncologia, então, pacientes que antes tinham câncer metastático, estavam condenados à morte, hoje, com os tratamentos, podemos prolongar o tempo de vida ou a sobre vida desse paciente. Agora o câncer quando é diagnosticado nas fases mais tardias, o tratamento realmente fica um pouco mais difícil”, explicou.
Ele enfatizou que o tratamento se dá em meio aos métodos científicos e garantiu que não existe medicamento que cure a doença.
“Ainda não temos o que seria o sonho nosso, um remédio que tratasse o câncer. Nós estamos avançando bastante com a tecnologia, com grandes desenvolvimentos em indústrias no tratamento quimioterápico, imunoloterápico, mas uma medicação que vai tratar o câncer, todos os câncer, ainda não temos”, pontuou.
Cícero Ludgero falou sobre a estrutura de oncologia em toda Paraíba, destacou o papel da família no tratamento do paciente com câncer e elogiou o desenvolvimento da saúde no estado. “A saúde da paraíba está crescendo cada vez mais com esse governo que realmente eu acredito”, ressaltou.
Cícero Ludgero é cirurgião geral e oncologista, formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com Residência Médica em Cirurgia Geral pela UFCG e Cirurgia Oncológica pela Santa Casa de Misericórdia de Maceió, em Alagoas. É também professor do curso de Medicina da UFCG e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica. Saiba mais em dr.ciceroludgero.
Veja a entrevista completa no vídeo que está no topo da matéria.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário