header top bar

section content

VÍDEO: Médico alerta população sobre combate ao Aedes aegypti e reforça que dengue homorrágica “é letal”

O profissional da saúde explicou que uma em cada 20 pessoas pode ser acometida da dengue hemorrágica. Ele falou da necessidade dos cuidados com adolescentes entre 10 a 14 anos

Por Luiz Adriano

10/02/2024 às 14h07 • atualizado em 10/02/2024 às 14h20

O médico paraibano, Alexandre Araruna, Doutor em Pneumologia, fez um alerta sobre o alto índice de dengue registrado nas últimas semanas em algumas regiões do país. Ele lembrou que a doença está espalhada e de forma muito intensa com as características já conhecidas pela população.

“A dengue tá vindo nas formas clássicas que as pessoas conhecem, aquele febrão, aquela dor pelo corpo, aquele mal estar, aquela diarreia, as coceiras nos braços, às vezes manchas pelo corpo de forma inespecífica”, relatou o médico.

Ele alertou para que as pessoas tenham o devido cuidado para não juntar água que sirva de proliferação ao mosquito e enfatizou que o grande perigo é o acometimento da dengue hemorrágica.

“Uma em cada 20 [pessoas] pode ter a famosa dengue hemorrágica e esta sim mata, esta sim é letal, e em forma especial neste momento entre os adolescentes mais ou menos entre seus 10 a 14 anos”, pontuou.

O profissional da saúde citou a vacina como um ponto fundamental no combate à doença e destacou que a sociedade brasileira deve cobrar do governo federal, a aquisisão do imunizante.

“Nós temos muito o que fazer, nós temos como evitar, nós seres humanos, cidadãos, podemos evitar com que aquelas áreas jutem água, mas também brigar, forçar os nossos governantes federal neste momento para a aquisição das vacinas e a distribuição de forma imediata, para que pessoas não morram com as gravidades da dengue”, concluiu.

O médico Alexandre Araruna é Doutor em Pneumologia, especialista em Doenças do Sono e Presidente da Sociedade Paraibana do Sono. Saiba mais em: @alexandreararunaoficial.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: