header top bar

section content

VÍDEO: Na semana do São Pedro, tenente do Corpo de Bombeiros destaca que fogueiras continuam proibidas na PB

A militar ressaltou que mesmo a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) tendo aprovado o retorno das fogueiras em espaços urbanos durante as festividades juninas, não houve ainda a sanção do governador João Azevêdo

Por Luiz Adriano

25/06/2024 às 20h01

A tenente Laila Fernandes, do Corpo de Bombeiros de Pombal, conversou com o repórter João Alencar e explicou sobre as dúvidas das pessoas em relação a questão das fogueiras juninas, se continuam ou não proibidas na Paraíba.

A militar disse que a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou o retorno das fogueiras em espaços urbanos durante as festividades juninas, principalmente no São João e São Pedro, no entanto, segundo ela, não houve ainda a sanção do governador João Azevêdo, o que prevalece ainda a proibição.

“A questão é que ela foi aprovada na Assembleia, porém ainda não foi sancionada pelo governador do Estado, então o que fica de acordo com o vigente é que continua proibido”, disse a bombeira que acrescentou que caso a população tenha denúncia a fazer, deve entrar em contato com o IBAMA pelo número (83) 98844-2191 ou ainda para o 190 da PM ou 193 dos bombeiros.

ENTENDA

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) revogou no último dia 04, a lei que proibia fogueiras em espaços urbanos durante as festividades juninas, principalmente no São João e São Pedro.

A norma estava em vigor desde a pandemia do novo coronavírus. A medida visava evitar o agravamento de doenças respiratórias com a fumaça da madeira queimada.

Especialistas de saúde avaliam que a presença das fogueiras em via pública pode causar consequências sanitárias.

POSIÇÃO DO GOVERNADOR

Em evento na cidade de Campina Grande durante visita da ministra da Cultura, Margareth Menezes, João Azevêdo fez uma declaração, dando a entender que não tem muito interesse em aprovar a volta das fogueiras.

“Vou fazer uma análise muito criteriosa. A pandemia nos trouxe uma necessidade de suspensão (das fogueiras). Temos que entender o benefício que foi essa suspensão para crianças, animais e todos aqueles que tem contato com uma fogueira. Não sei se fogueira é tão importante, não”, falou o gestor estadual.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: