VÍDEO: Após cinco anos na PGE, advogado Fábio Andrade se candidata à vaga de desembargador do TJPB
Ex-procurador-geral do estado anuncia sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba pelo Quinto Constitucional
O entrevistado especial do programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão nesta terça-feira (16) foi o advogado Fábio Andrade, ex-procurador-geral do estado, que está anunciando sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) pelo Quinto Constitucional, instrumento do Poder Judiciário que garante 20% das vagas de determinados Tribunais a integrantes do sistema de Justiça que não sejam da carreira da magistratura, como membros do Ministério Público e advogados.
Fábio assumiu o cargo de procurador na Procuradoria Geral do Estado em maio de 2019. No dia 5 deste mês, ele pediu exoneração para iniciar sua campanha. Ele é natural de Picos, no Piauí, mas seu convívio com a Paraíba começou quando ainda era criança, pois seu pai é de São Mamede, no Sertão do estado.
Fábio Andrade veio morar na Paraíba em 1990, fez o ensino fundamental na antiga Escola Técnica (hoje, IFPB), ingressou no curso de Direito da UFPB em 1996 e se formou em 2001. No mesmo ano, passou no exame da OAB, recebeu a carteira e começou a atuar como advogado. “Eu só fiz duas coisas na minha vida adulta, foi ser advogado militante e professor universitário desde 2004”, destacou.
LEIA TAMBÉM:
As áreas do Direito em que ele se especializou foram a Cível, Trabalhista e Eleitoral. Essa segunda o proporcionou conhecer todo o estado da Paraíba e as realidades vivenciadas pela advocacia e pelo Poder Judiciário. A experiência na Procuradoria Geral do Estado também lhe acumulou bagagem profissional.
“Pude dar uma contribuição para a advocacia pública do nosso estado; pude aprender também com a advocacia pública do nosso estado. Foi uma experiência que agregou um conhecimento muito importante de gestão de um grande escritório de advocacia. Eu sempre falo que a Procuradoria Geral do Estado é o maior escritório de advocacia da Paraíba porque tem atuação de Cabedelo a Cachoeira dos Índios”, destacou o advogado.
“Eu tive a oportunidade de realizar algumas coisas muito importantes, como, por exemplo, concurso público. Depois de 14 anos sem realizar concurso público, nós fizemos um concurso no final de 2021 e eu deixei a Procuradoria com 20 novos procuradores. Então, isso foi muito importante para incrementar e otimizar o trabalho da Procuradoria. Agora, com a missão cumprida, com o dever realizado, eu retornei para o meu lugar de origem, para a advocacia, não para exercer nesse momento, mas sim para percorrer a Paraíba buscando conquistar o voto de confiança de cada advogada e advogado, para figurar nessa lista sêxtupla, porque eu pretendo agora abraçar uma nova missão”, acrescentou.
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário