VÍDEO: Saúde realiza dia D de vacinação contra a raiva animal em toda a Paraíba
A ação vai contar com mais de 800 postos de vacinação, distribuídos nos 223 municípios, que funcionarão das 8h às 17h. A meta é vacinar mais de 820 mil animais com idade a partir de 3 meses, sendo 602.378 cães e 218.154 gatos
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, neste sábado (31), o Dia D de Vacinação contra a Raiva Animal. A ação vai contar com mais de 800 postos de vacinação, distribuídos nos 223 municípios, que funcionarão das 8h às 17h. A meta é vacinar mais de 820 mil animais com idade a partir de 3 meses, sendo 602.378 cães e 218.154 gatos.
Em João Pessoa e Campina Grande, além da vacinação, serão oferecidos vários serviços em saúde. Na capital, o trabalho será na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, das 14h30 às 17h30, com a oferta de castração de animais, adoção responsável, vermifugação, teste rápido de leishmaniose, além de teste rápido de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) para humanos. Já na Rainha da Borborema, a concentração dos serviços será na Praça da Bandeira, no Centro, das 8h às 14h, com a oferta de castração de cães e gatos, adoção responsável e teste rápido de leishmaniose.
De acordo com o médico veterinário e chefe da Área Técnica do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES, Assis Azevedo, não há contraindicação para a vacina que será aplicada exclusivamente em cães e gatos.
LEIA TAMBÉM:
“Essa é a maneira mais eficaz para evitar a raiva nesses animais domésticos e, consequentemente, em humanos”, ressaltou Assis, destacando a segurança da imunização para os pets. “Serão utilizadas seringas e agulhas descartáveis, na proporção de uma unidade de cada um desses itens para cada animal vacinado, propiciando uma melhor qualidade no serviço, e evitando possíveis contaminações”, frisou.
Ao longo do Dia D, todas as Gerências Regionais de Saúde estarão de plantão para dar o devido suporte aos municípios com relação aos insumos e às dúvidas que possam surgir durante. Serão mobilizados mais de 6 mil profissionais de saúde para atender às demandas de todo o estado.
Histórico – Na Paraíba, o último caso de raiva humana transmitida por cães (Variante 1 e 2) foi registrado há 25 anos. Os últimos casos da doença em humanos, no estado, ocorreram em 1999, nos municípios de Queimadas e João Pessoa. Nos dois registros, o animal agressor foi o cão.
Já os últimos casos de raiva humana com variante de outras espécies animais foram em 2015 e 2020, nos municípios de Jacaraú e Riacho dos Cavalos, respectivamente. No caso de Jacaraú, o animal envolvido no acidente foi um felino, porém, o vírus identificado foi o da Variante 3, oriundo dos morcegos hematófagos. No município de Riacho dos Cavalos, a raposa foi o animal agressor, com variante oriunda dos canídeos silvestres.
Desde 2008, o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde disponibiliza a Vacina de Cultivo Celular para cães e gatos, que tem uma melhor resposta imunológica e ação mais duradoura, sendo uma ação pactuada junto à tripartite e que faz parte do Plano de Eliminação da Raiva Humana transmitida por cães, principal fonte de infecção no ciclo urbano.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário