header top bar

section content

VÍDEO: Em carta, servidores do Ibama criticam indicação de recém-formado para comandar órgão na Paraíba

O indicado que ainda não assumiu o cargo, seria natural de Pombal, no Sertão paraibano, e foi estagiário de uma consultoria ambiental em 2020

Por Portal Diário

23/09/2024 às 18h03 • atualizado em 23/09/2024 às 18h11

Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), na Paraíba, divulgaram uma carta aberta direcionada à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, criticando a indicação de um recém-formado para assumir o cargo de superintendente do órgão no estado.

O indicado que ainda não assumiu o cargo, seria natural de Pombal, no Sertão paraibano, e foi estagiário de uma consultoria ambiental em 2020. Já em 2023, ele concluiu uma pós-graduação em geoprocessamento. De acordo com informações dos bastidores, a referida pessoa seria Gustavo da Costa Dantas, engenheiro ambiental formado pela Universidade de Campina Grande em 2021, informação esta divulgada pela Rádio CBN de João Pessoa.

O Diário do Sertão teve acesso à carta que foi divulgada nas redes sociais. O documento que também é endereçado ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, e ao presidente do IBAMA, Agostinho Mendonça, aponta que tal nomeação baseia-se em meios de fazer política, o que contradiz o discurso Ambiental do governo Lula.

A Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e no Estado da Paraíba (Asibama/PB), criticou a postura do governo nas redes sociais. Na postagem, é relatado incoerência quanto ao discurso do governos e suas práticas.

“Apesar de discursar de forma contundente contra os incêndios e queimadas que assolam o Brasil, o governo Lula e o Ministério de Marina Silva continuam no velho ‘toma-lá-dá-cá’, sustentando uma agenda ambiental federal precarizada e ‘capenga’, sem incomodar os interesses que dilapidam a natureza”, diz trecho no Instagram.

Conforme apurado pelo Diário do Sertão, o quadro de superintendente do Ibama na Paraíba encontra-se vago, estando ocupado pelo substituto que é servidor do órgão.

O indicado falou com o jornalista Felipe Nunes na manhã desta segunda-feira (23) e disse que enviou o seu currículo para o governo federal após receber uma ligação com um convite para assumir o cargo, porém ele disse não saber o nome do responsável pela indicação. O referido e possivelmente futuro superintendente do Ibama na Paraíba ressaltou que ainda tem expectativa em relação ao cargo, mas não quis gravar entrevista.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: