header top bar

section content

VÍDEO: “O Brasil é um grande intreposto das drogas”, diz escritor em debate sobre tema no Método Científico

Dr, Saulo Viana recebeu o escritor, psicólogo e policial federal aposentado, Deusimar Guedes, que estuda o uso e efeito das drogas na sociedade e sua influência nas gerações

Por Priscila Tavares

26/10/2024 às 15h37

No programa Método Científico dessa semana, o Dr Saulo Viana recebeu o escritor, psicólogo e policial federal aposentado, Deusimar Guedes, que estuda o uso e efeito das drogas na sociedade. Deusimar serviu por mais de 30 anos à Polícia Federal, é advogado e psicólogo, já lançou livros sobre as drogas como: “Drogas, problema meu e seu”, “Drogas Família e Escola, a Informação como prevenção” e “Drogas: onde e como lidar com o problema?”.

Deusimar falou sobre seu estudo em relação as drogas na sociedade e ressaltou: “Costumo dizer que a sociedade não vive sem as drogas, mas as drogas terapêuticas, as drogas de uso devido, não as de uso indevido como tem crescido cada vez mais no mundo todo”.

Ele explicou como funciona a questão das drogas relacionadas a segurança pública, suas origens partindo da produção até o escoamento pela América do Sul para o mundo. O professor destaca que o Brasil acaba se tornando uma das ‘rotas’ por onde as drogas passam após sua produção.

“Com uma grande produção, principalmente se tratando de cocaína, a maioria das plantações de coca, Erythroxylum coca que é o nome da planta, porque o habitat natural dessa planta é em regiões de altitude elevada, por isso 95%, ou mais, de toda cocaína produzida no mundo é ali na Cordilheira dos Andes, especialmente Colômbia, Peru, Bolívia”, disse.

Deusimar Guedes no Método Científico (Foto: Divulgação)

“O Brasil é um grande entreposto das drogas, especialmente da cocaína. A cocaína que é consumida no Brasil, basicamente vem da Bolívia, que é uma cocaína de qualidade inferior, mais barata, muitas vezes eles fazem apenas a pasta da coca, manda para o Brasil e aqui ela é transformada ou em cocaína, ou crack”, informou.

Durante a entrevista, ele também falou da pesquisa e do uso da maconha como erva medicinal.

“A cannabis ativa tem uma série de componente e de canabinóides. Os principais, o tetrahidrocanabinol [thc] e o canabidiol (CBD). As pesquisas têm avançado bastante, principalmente em relação aocanabidiol, para aquelas convulsões intermináveis. uma série de doenças, artrite reumatoide, não como um medicamento em si”.

Outro ponto que Deusimar Guedes ressaltou foi a influência das drogas na sociedade atual e sua infiltração em setores da sociedade, que podem trazer grandes prejuízos para essa e para as futuras gerações.

O programa “Método Científico” é apresentado em formato de podcast pelo também médico anestesista, Dr. Saulo Viana, todas as quintas-feiras a partir das 16h na TV e Rede Diário do Sertão.

CLIQUE AQUI e tenha acesso a todos os programas no canal do MÉTODO CIENTÍFICO.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: