Bradesco é o banco que mais registra explosões a caixas eletrônicos na PB; confira o Mapa da Violência!
Sindicato dos Bancários da Paraíba tem feito um acompanhamento dos ataques a agências em todo o estado e registrado os casos no “Mapa da Violência”
O Sindicato dos Bancários da Paraíba tem feito um acompanhamento dos ataques a agências do estado – sejam explosões a caixas eletrônicos, arrombamentos, assaltos, entre outras modalidades – e registrado os casos no “Mapa da Violência”, que pode ser consultado na página da entidade.
O balanço de 2018 mostra que, em apenas dois meses, já foram registrados 7 explosões, 5 arrombamentos e 1 assalto. Em 2017 foram 59 explosões, 15 arrombamentos, 2 assaltos e 5 tentativas.
Além dos números preocupantes, também chama atenção o fato de os bandidos terem um alvo preferido entre os bancos: o Bradesco.
VEJA TAMBÉM: Alarme de agência bancária em Sousa dispara após homem arrombar janela dos fundos e furtar objetos
Para se ter uma ideia, em 2017, das 59 explosões a caixas eletrônicos, 45 foram em agências do Bradesco, 13 no Banco do Brasil e apenas uma em Banco 24 Horas.
Em 2018 os índices seguem desfavoráveis ao Bradesco, que já soma 6 explosões das 7 registradas até agora. A outra foi na Caixa Econômica Federal.
No quesito arrombamento o Bradesco também lidera neste ano. O banco foi vítima de 3, enquanto que Santander e “Outros Bancos” somam um cada. Já em 2017 o banco que mais foi arrombado foi o Banco do Brasil (8 vezes dos 15 registrados).
Veja mais dados do Mapa da Violência
Preocupação do governador
A situação foi alvo de crítica do governador Ricardo Coutinho (PSB) durante seu pronunciamento na reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Paraíba. Segundo ele, os bancos ganham muito dinheiro, mas se negam a investir em segurança. Vale lembrar que em 2017 o Governo do Estado trocou o Banco do Brasil pelo Bradesco para fazer o pagamento da folha salarial dos servidores.
Deputada exige cumprimento de lei
A deputada Daniela Ribeiro (PP) apelou à Justiça para exigir que o Estado faça cumprirem a Lei Estadual nº 9.541, de autoria dela, que obriga os bancos a instalarem dispositivos que inutilizem as cédulas dos caixas eletrônicos violados por assaltantes.
A lei que foi sancionada pelo governador em 30 de novembro de 2011 prevê que as máquinas de autoatendimento dos bancos disponham, a partir daquela data, de qualquer sistema que inviabilize o aproveitamento do dinheiro que os ladrões tentem roubar desses estabelecimentos.
No dia 10 deste mês a deputado enviou ofício ao governador solicitando uma audiência para discutir assunto, mas ainda não foi atendida.
Sem retorno
Tentamos contato por telefone com o Bradesco, através da sua assessoria de comunicação na Paraíba, para falar sobre o assunto, mas até a postagem desta matéria nossas ligações não haviam sido atendidas. Deixamos, portanto, o espaço aberto para posterior posicionamento da empresa.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário