VÍDEO: Parque de vaquejada era “alvo nº 1” em operação contra furto de energia em Conceição, diz delegado
6 pessoas foram presas em flagrante e ao todo, 8 foram conduzidas à delegacia de Polícia Civil. A operação foi deflagrada em conjunto entre a Energisa Paraíba, Polícia Civil e Polícia Científica
A Energisa Paraíba em parceria com a Polícia Civil e Polícia Científica, realizou nessa sexta-feira (22) uma ação integrada de combate ao furto de energia elétrica no município de Conceição, no Vale do Piancó. Foram realizadas inspeções em estabelecimentos comerciais e residenciais da cidade e 8 pessoas foram conduzidas à delegacia.
Em todo ano de 2024, foram identificadas mais de 20 mil irregularidades em quase 100 mil unidades inspecionadas. As ações de combate ao furto de energia nos municípios da Paraíba, resultaram na recuperação de mais de 27 GWh, energia estimada, suficiente para abastecer 16 mil residências, por um ano.
A Energisa alerta que furto de energia é crime, e que além de impactar a qualidade do fornecimento de energia causando a queima de equipamentos, curto-circuito, falta de energia, pode trazer riscos de choques elétricos e acidentes fatais. O furto também pode impactar na tarifa de energia elétrica que é definido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Essas irregularidades podem ser denunciadas de forma anônima pelo telefone 0800 083 0196, WhatsApp www.gisa.energisa.com.br ou pelo aplicativo Energisa On. As denúncias também podem ser realizadas diretamente para o Disque-Denúncia, da Polícia Civil, por meio do telefone 190.
FALA DO DELEGADO
O delegado de Conceição, Deivison Moraes, disse que o alvo principal das investigações foi um parque de vaquejada no referido município. “O alvo nº 1 é justamente o parque de vaquejada aqui da cidade de Conceição, que de forma clandestina estava utilizando transformadores, e também estava isolando a rede estatal e usando tão somente a rede particular, e assim não estava contando, não estavam pagando a conta para o estado”, destacou a Autoridade Policial.
Ele explicou que outros alvos foram visitados pelas equipes onde também foram constatadas irregularidades. O delegado disse que ao final da operação, 6 pessoas foram presas em flagrante, sendo algumas físicas e outras, indivíduos que são responsáveis por estabelecimentos comerciais como padarias, restaurantes, entre outros.
“Essa ação da Polícia Civil com a Energisa visa justamente preservar vidas, uma vez que muitas dessas instalações clandestinas estavam gerando um risco contra a vida do próprio consumidor, bem como de transeunte, além de também distribuir o ônus de viver em sociedade, uma vez que quando um vizinho deixa de pagar a conta, o outro vai com certeza pagar, e isso também acaba por dificultar os investimentos estatais, isso acaba por impedir de que políticas públicas possam ser executadas”, enfatizou Deivison.
Mais fotos da operação:
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário