VÍDEO: Presidente da OAB Catolé do Rocha diz que responsáveis por rebelião em presídio serão transferidos
O jurista explicou que a unidade estava superlotada e que os detentos reivindicaram melhorias na logística e reclamaram em virtude do aumento da população carcerária
O advogado Jailson Araújo, presidente da OAB Catolé do Rocha, foi entrevistado no programa Olho Vivo da TV e Rede Diário do Sertão e falou sobre a rebelião registrada na manhã dessa segunda-feira (20) no presídio Padrão Manoel Gomes, em Catolé do Rocha, no Sertão paraibano.
O jurista disse que os responsáveis pela rebelião serão transferidos da unidade. Ele falou que há informações de que são 7 detentos, podendo chegar a 14.
“As transferências elas ocorrem, é natural. São atos administrativos da gerência dos presídios para que se tirem do local os que são identificados como responsaveis. Serão transferidos para outros presídios”, relatou.
LEIA TAMBÉM:
Segundo o advogado, já deu-se início a uma reforma na unidade, visto que os detentos da ala superior quebraram algumas paredes para ter acesso a outras celas.
Ele disse que entre as reivindicações dos apenados estão melhorias na logística e reclamações em virtude do aumento da população carcerária.
SUPERLOTAÇÃO
Jailson Araújo explicou que o presídio de Catolé do Rocha recebeu recentemente, 60 detentos oriundos de outros presídios, especialmente de Campina Grande. Ele falou que esses presos não trazem consigo seus pertences essenciais de higiene, vestuário, dormitório e também ficam sem visitas de familiares.
“As reivindicações principais eram nesse sentido, de normalização de visitas, de ingressos com alimentos, de providência de mantimentos básicos, reivindicações simples”, pontuou.
O jurista destacou que a juíza se comprometeu de, junto à secretaria, fazer o levantamento e as providências cabíveis.
Segundo o entrevistado, o presídio de Catolé do Rocha tem uma capacidade de 160 a 180 detentos e estava contando com 259, tendo em vista a chegada dos 60 apenados no final do ano passado.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário