header top bar

section content

VÍDEO: Regiões de Sousa e Pombal reduzem número de homicídios pelo 2º ano seguido, informa delegada

A delegada Alba Tania foi entrevistada no programa Olho Vivo da TV e Rede Diário do Sertão e fez um balanço das atividades da 19ª DSPC no ano de 2024. A referida delegacia é responsável por 13 cidades do Sertão

Por Luiz Adriano

21/01/2025 às 19h41 • atualizado em 21/01/2025 às 19h53

A delegada da 19ª Delegacia Seccional da Polícia Civil (DSPC), em Sousa, no Sertão paraibano, Alba Tania Abrantes, foi entrevistada no programa Olho Vivo da TV e Rede Diário do Sertão, e fez um balanço das atividades da referida delegacia no ano de 2024.

Segundo a Autoridade Policial, de 2022 a 2024, as reduções de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) foram consideráveis. Em 2022, foram registrados 44 homicídios, em 2023, o número caiu para 35, e no ano passado, foram 25 casos.

“Mais uma vez conseguimos reduzir o número de CVLIs na nossa área. Vale salientar que a 19ª em 2024 ela conseguiu na série histórica dessa seccional, o melhor desempenho tanto em termos de redução de CVLIs, como também nas investigações desses CVLIs”, destacou a delegada ao explicar que de janeiro a agosto de 2024, 100% dos assassinatos na região de Sousa foram elucidados.

REDUÇÃO NOS CRIMES PATRIMONIAIS

Ao relatar que o ano foi “importante e de notáveis avanços”, Alba Tania informou que também houve redução nos crimes patrimoniais. “Nós tivemos muita apreensão de drogas, de armas, que trouxe para esta região uma paz social”, frisou.

FEMINICÍDIOS

Quanto aos crimes de feminicídios, a delegada relatou que aconteceram quatro casos na região que compõe os 13 municípios, no entanto, segundo ela, todos os casos foram investigados e elucidados.

“Os responsáveis, aqueles que praticaram esses crimes, foram presos e alguns estão respondendo já após ação penal, a um processo judicial. A Polícia Civil agiu e fez a elucidação do caso e responsabilizou com indiciamento e com representação por cautelares dos autores desses fatos. Nós esperamos a responsabilização totalmente porque fazemos parte de um sistema de justiça, mas todos esses casos já foram denunciados e já estão em processo judicial”, disse.

2025 – Para este ano, Alba Tania disse que pretende continuar efetuando as práticas que têm dado certo. Ela enfatizou que 2024 foi muito produtivo, mas é um reflexo de um trabalho que vem sendo feito nos anos anteriores.

“Essas boas práticas elas precisam ser continuadas, ser analisadas, o que deu certo, para que possamos no ano de 2025 reduzir mais um período e conseguirmos no final do ano ter mais uma redução, então, vamos continuar com essas boas práticas seguindo as orientações também da Secretaria de Segurança Pública”, concluiu.

A Área Integrada de Segurança Pública (AISP) da 19ª DSPC compreende 13 municípios, são eles: Sousa, Pombal, Aparecida, Marizópolis, Santa Cruz, São Francisco, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada, Lastro, Vieirópolis, São Bentinho, São Domingos e Cajazeirinhas.

Veja abaixo a entrevista completa:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: